20/04/2023 às 20:01

Eventos esportivos marcam o 63º aniversário de Brasília

O centro da cidade e as regiões administrativas vão receber atividades comemorativas a partir desta sexta (21)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Para comemorar os 63 anos da capital do país de uma das maneiras que o brasiliense mais aprecia – praticando esportes e cuidando da saúde –, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) está apoiando a realização de eventos durante o feriado e todo o final de semana.

A 4ª etapa do Ranking de Salto da Federação Hípica de Brasília, de sexta a domingo, é uma das atrações | Foto: Divulgação/@redcatarine

“Por onde andamos no Distrito Federal, respiramos esporte, tanto no coração da nossa cidade quanto nas nossas regiões administrativas, e neste aniversário não será diferente: Brasília vai ter várias atividades espalhadas pela cidade para celebrar nossos 63 anos”, anuncia o secretário de Esporte e Lazer interino, Renato Junqueira.

Confira, abaixo, a programação da SEL.

Meia Maratona BSB

Brasília se destaca entre os principais destinos turísticos do país. Seus marcos arquitetônicos arrojados, presentes na Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e Ponte JK, compõem o cenário para a realização do evento. O percurso inclui uma caminhada de 3 km e corridas de 5 km, 10 km e 21 km.

? Sexta (21), com largada prevista para as 7h, no Museu da República.

Campeonato Brasiliense de Judô 2023

Promovido pela Federação Metropolitana de Judô desde 1964 em comemoração ao aniversário da cidade, o Campeonato Brasiliense de Judô vai reunir grandes atletas da modalidade no Ginásio de Esporte da Candangolândia disputando nas categorias Veteranos, Sub-13, Sub-18, Sub-21 e Sênior.

? Sexta (21), a partir das 8h, com entrada gratuita.

Maratona de Brasília – 63 anos

Após 25 anos, a tradicional Maratona de Brasília está de volta ao calendário esportivo do DF. O percurso da prova de 42km passará pelos dois sentidos do Eixo Monumental, cruzará os Eixos Sul e Norte e voltará ao centro da capital no acesso à Igreja Rainha da Paz até terminar no estacionamento da Funarte. Além da prova de 42km, o evento conta com os trajetos de 10 km e 5 km.

? Sexta (21), com largada prevista para as 7h, no Complexo Cultural Funarte.

Torneio Aniversário de Brasília e 4ª etapa do Ranking de Salto da Federação Hípica de Brasília (FHBr)

As competições ocorrem durante todos os dias do evento. Além da segunda etapa do Torneio Aniversário BSB, o evento engloba a quarta etapa do Ranking de Salto 2023 da FHBr, a terceira etapa do Ranking de Escolas 2023 da FHBr e a terceira etapa da Copa BH CN – Centro-Oeste.

? De sexta a domingo (23), a partir das 9h, no Centro Hípico do Parque da Cidade.

Challenge Cerrado – Circuito Internacional de Triathlon

Foto: Divulgação/Challenge

A competição envolve os três esportes que compõem o Triathlon, natação, ciclismo e corrida de rua, respeitando as distâncias e acontecendo de forma sequencial. O evento conta ainda com outras atrações, como feira de esportes, oficinas e palestras para os participantes. A programação incluiu congresso técnico e entrega de kits. Domingo, no Pontão do Lago Sul, com largadas a partir das 6h20.

Brasília Open de Artes Marciais – 1ª fase

A primeira fase do Brasília Open de Artes Marciais conta com a participação de atletas das modalidades de jiu-jitsu, esporte de combate, golpes de projeções e kickboxing e condicionamento físico.

? Sábado (22) e domingo (23), a partir das 8h, no Ginásio de Sobradinho. 

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer