20/04/2023 às 17:35, atualizado em 20/04/2023 às 18:04

Finalizada instalação das muretas na entrada norte do Túnel de Taguatinga

Conhecidas como new jersey, as barreiras de segurança evitarão acidentes na pista que liga a EPTG à passagem subterrânea em direção a Ceilândia

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Mais 64 metros de barreiras new jersey foram instalados no emboque do túnel que conecta o trânsito do Plano Piloto em direção a Ceilândia. Esse era o último trecho de muretas que ainda faltava ser concluído na área do Túnel de Taguatinga que fica próxima à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Mais 64 metros de barreiras new jersey foram instalados no emboque do túnel | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“A barreira é usada para segurança devido ao desvio muito grande que existe de uma pista para a outra”, explica o engenheiro civil André Borges. “Se um carro, por exemplo, for fechado ou perder o controle, bate na mureta e volta para a pista, evitando que ele caia de uma pista para a outra.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As new jersey são peças multifuncionais construídas de concreto armado. São usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra, proteger as paredes de passagens subterrâneas e evitar acidentes graves.

No Túnel de Taguatinga, as barreiras podem ser encontradas nos emboques e desemboques das passagens subterrâneas e em toda a extensão dos dois túneis, protegendo as paredes internas.

Finalizada instalação das muretas na entrada norte do Túnel de Taguatinga