20/04/2023 às 19:48

GDF participa, em São Paulo, de evento sobre tecnologia no setor público

O diretor-presidente da FAPDF integrou a mesa de abertura e falou da importância das FAPs de todo o Brasil para a criação de soluções tecnológicas no governo

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) esteve presente no CSC GovTech São Paulo. O evento reuniu gestores públicos e os principais atores do mercado privado de tecnologia e contou com a presença de mais de 600 participantes, entre palestrantes e inscritos, para falar sobre temas dentro do guarda-chuva GovTech, como planejamento urbano e mobilidade, digitalização; educação e inclusão, sustentabilidade, comunicação com o cidadão, gestão pública, transformação digital e gestão financeira.

O diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior: “Discutir GovTech é fundamental para a formação de cidades inteligentes” | Foto: Divulgação/FAPDF

Durante a mesa de abertura, o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, falou sobre a importância de investimentos voltados para o desenvolvimento de soluções digitais no âmbito da administração pública: “Discutir GovTech é fundamental para a formação de cidades inteligentes. É necessário que haja uma atuação transversal entre órgãos governamentais para promover a agilidade e a sincronia necessárias para melhorar a experiência do cidadão através da tecnologia”, destacou.

A programação contou com seis palcos simultâneos que foram cenários para 17 painéis de discussão com a participação de 80 palestrantes. Ali, foram discutidos temas voltados ao desenvolvimento de governos mais modernos, digitais e inclusivos, buscando pensar em iniciativas e ferramentas para viabilizar os processos de digitalização e operação de demandas governamentais, a fim de facilitar o cotidiano dos cidadãos.

Além do espaço destinado para as palestras, o CSC Govtech disponibilizou um espaço para a feira de negócios, onde diversas empresas públicas e privadas puderam expor seus projetos e iniciativas, facilitando o networking e a troca de experiências entre todos os presentes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

CSC Govtech Distrito Federal

Na semana passada, foi realizado no DF o CSC Govtech Brasília, no Museu Nacional da República. A iniciativa foi resultado da parceria entre a FAPDF, Nécta e Ibrachics, com o objetivo de destacar e inserir, definitivamente, a capital do país no maior encontro de soluções GovTech.

O evento reuniu representantes do governo, entidades públicas e privadas, em um dia de compartilhamento de ideias, diálogo e colaboração para permitir a troca de experiências e o desenvolvimento de modelos para a inclusão dos governos no ambiente digital.

Ao todo, foram realizados três painéis, para debater temas importantes para o amadurecimento do ecossistema GovTech, como modelos de financiamento e de contratação dentro do serviço público; infraestrutura e segurança digital; apresentação de cases de sucesso de governos digitais no Centro-Oeste.

Na oportunidade, foram propostas soluções e alternativas inteligentes para problemas mais recorrentes na administração pública. Houve ainda estudos de casos apresentados em tempo real, demonstrando a riqueza do trabalho colaborativo entre agentes do setor público e do setor privado para a transformação do mundo em que vivemos.

A iniciativa foi um sucesso e contou com mais de 500 inscritos de diversas regiões do Brasil. Eles puderam acompanhar a programação de forma presencial ou nas transmissões ao vivo no YouTube. A programação continua disponível pelo link: https://www.youtube.com/@ConnectedSmartCities/streams.

*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal