20/04/2023 às 15:35

Parceria do GDF com o Sebrae estimula empreendedorismo nas RAs

Pela segunda vez, Cidade Empreendedora vai premiar melhores projetos voltados ao fomento empresarial

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Em parceria com o Governo do Distrito Federal, o Sebrae-DF lançou, nesta quarta-feira (19), o II Prêmio Cidade Empreendedora. O evento fez parte da programação do III Encontro dos Administradores Regionais do Programa Cidade Empreendedora, na residência oficial de Águas Claras, com a presença do secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, de administradores regionais e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

A iniciativa tem o objetivo de reconhecer o trabalho de administradores regionais e lideranças locais em favor dos empreendedores e pequenos empresários do Distrito Federal. Firmado em eixos de atuação como gestão municipal, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade, as administrações poderão concorrer à premiação em quatro categorias: desenvolvimento territorial, inclusão produtiva, empreendedorismo jovem e marketing territorial.

O Sebrae vai disponibilizar consultores para ajudar os administradores a pensar nos planos de desenvolvimento das cidades e avançar com ações que promovam o empreendedorismo. Rose Rainha destacou o trabalho do conselho de políticas públicas que vai ter um alinhamento direto e ainda maior com os administradores. “Vamos ter semanalmente, em cada sala do empreendedor, o pessoal do conselho com vocês. O que a gente quer é potencializar o Sebrae, que é um companheiro maravilhoso que realmente pode ser um aliado nesse trabalho junto com a comunidade”, disse Rose Rainha.

Foram apresentados 61 projetos, com participação de 32 administrações regionais | Foto: Segov/ Divulgação

“No plano de desenvolvimento territorial, mais do que pensar numa estratégia de atendimento na região administrativa, nós precisamos pensar no território, quais são as vocações que a sua região tem e que pode explorar para gerar mais emprego, mais renda, novos negócios, negócios mais lucrativos”, completou Jorge Adriano Soares Silva, gerente de Estratégia e Políticas Públicas do Sebrae-DF. “É preciso pensar num plano que a gente definitivamente consiga executar e avançar com ações que promovam o desenvolvimento da sua região, motivou.

[Olho texto=”“Cada uma de nossas cidades tem uma vocação que precisa ser identificada, valorizada e incentivada por aquela pessoa que representa o governo, que são nossos administradores regionais”” assinatura=”José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Governo destacou que o Distrito Federal é a região mais promissora no país do ponto de vista do desenvolvimento econômico e é necessário criar essa vocação na cidade. Segundo ele, há uma malha a ser potencializada, equidistante de todas as regiões do Brasil, e que pode crescer ainda mais para ser um grande braço de desenvolvimento do país.

“Cada uma de nossas cidades tem uma vocação que precisa ser identificada, valorizada e incentivada por aquela pessoa que representa o governo, que são nossos administradores regionais. A função de vocês e dos que estão nas salas do empreendedor é descobrir essas vocações, valorizá-las e trazer desenvolvimento para nossa cidade ainda maior”, disse.

Pires ponderou que o governador Ibaneis Rocha já criou um ambiente para o desenvolvimento econômico da capital e do Entorno ao oferecer segurança jurídica, simplificação e desburocratização de todos os processos e incentivo para que as empresas invistam no Distrito Federal.

Além do concurso, a equipe do Sebrae anunciou que este ano haverá um selo de valorização do trabalho feito pelas administrações no âmbito da sala do empreendedor. “A principal mudança que nós queremos trazer para a Sala é o processo de avaliação para criar o selo prata, bronze, ouro e platina. São formas de reconhecer aquelas administrações regionais que estão oferecendo os melhores serviços para os empresários da sua região”, informou o gerente.

Neste segundo ciclo do projeto Cidade Empreendedora, as ações serão para o período de 2023 a 2026. O edital do prêmio está previsto para disponibilização em 27 de abril, no site www.sebrae.com.br/distritofederal.

Parceria com o Sebrae

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae-DF em parceria com o GDF que busca atuar na melhoria do ambiente de negócios do Distrito Federal e na promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico dos territórios.

A parceria teve início em 2019 e uma das ações de destaque do projeto foi o lançamento do Prêmio Sebrae Cidade Empreendedora, em 2020. O edital dispunha de três categorias de projetos: Empreendedorismo Jovem, Desenvolvimento Territorial e Inclusão Produtiva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ao todo, foram apresentados 61 projetos, com participação de 32 administrações regionais, em pelo menos uma das três categorias disponíveis. Do total apresentado, 35 foram efetivamente realizados. Os relatórios foram submetidos a uma banca composta por seis instituições – UnB, Codese, Sebrae nacional, Secretaria de Economia e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Foram vencedores de cada categoria os projetos Empreendedorismo Jovem (RA Guará, com o projeto Composta Guará); Desenvolvimento Territorial (RA Brazlândia, com o projeto Brazlândia na rota do turismo); e Inclusão Produtiva (RA São Sebastião, com o projeto ImigraSS – Imigrantes em São Sebastião). O vencedor geral da premiação foi o projeto da RA de São Sebastião. O então administrador, Alan Valin, foi contemplado com a participação em uma missão internacional ao Vale do Silício, em São Francisco, Califórnia, onde participou de uma série de eventos em busca de soluções tecnológicas para serem aplicadas na administração pública.

A missão, realizada em novembro de 2022, contou também com a participação de representantes do Sebrae e de outros órgãos do governo.

*Com informações da Secretaria de Governo