21/04/2023 às 08:59, atualizado em 21/04/2023 às 09:28

Espaço Cultural Renato Russo homenageia TT Catalão

Oficinas, muita música e doações de gibis estão entre as atividades neste 21 de abril

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Um momento de afeto, reencontro e muita cultura para reverenciar uma das figuras mais emblemáticas das artes e do jornalismo do DF. Assim será a homenagem ao escritor, poeta e homem da imprensa TT Catalão (1949-2020), com uma série de atrações nesta sexta-feira (21), no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Diga-se de passagem, um cantinho cativo da cidade que ele mesmo ajudou a criar. As atividades terão início no local a partir das 16h, com a exibição do vídeo RupturaCONTradição. A entrada é gratuita.

“Estamos comemorando o aniversário da nossa capital e nada melhor do que o Espaço Renato Russo pra manter essa vivacidade da memorável data”, destaca o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aquiles Brayner.

TT Catalão com Gilberto Gil: escritor foi assessor especial nos tempos em que o cantor e compositor foi ministro da Cultura | Foto: Arquivo/Secec

Nascido no Rio de Janeiro, TT Catalão chegou a Brasília em meados dos anos 1970 com muita ideia na cabeça e senso humanista singular. Num lugar que ainda gritava por identidade, inventou a sua própria, com um estilo de ser e criar único, dividindo a carreira de artista com a de jornalista.

[Olho texto=”“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação”” assinatura=”Nanan Catalão, filha de TT” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital federal, TT Catalão fundou e foi o primeiro presidente eleito do Conselho de Cultura do DF. Em 1993, idealizou e geriu o Espaço Cultural Renato Russo, local afetivo das artes no Plano Piloto, point das mais variadas tribos e ideias.

Como assessor especial da titularidade de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (2003-2008), esteve à frente da criação do Programa Cultura Viva, responsável pela implantação de espaços culturais em todo o país. “TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação”, defende a filha Nanan Catalão, que cantará em homenagem ao pai. “Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reverbera cultura”, ressaltou ela.

Marco no Espaço Cultural Renato Russo, a Gibiteca TT Catalão, responsável por abrigar talvez a terceira maior coleção de gibis, HQs e mangás do país, atrás apenas de São Paulo e Curitiba (a mais antiga), aumentará o acervo com a doação de encartes infantojuvenis publicados no Jornal de Brasília na década de 80. Uma das preciosidades da coleção é o primeiro encarte de quadrinhos impresso em cores em Brasília e assinado pelos quadrinistas e ilustradores José Duarte e Jô Oliveira.

Confira a programação

16h: Sala Marco Antônio
– Exibição do vídeo RupturaCONTradição de TT Catalão. Interlocuções com Bené Fonteles.
– Exibição do vídeo de Bento Viana Agora sessenta. E contempla, com texto de TT Catalão.

17h: Galpão das Artes
– Abertura da cerimônia com Mãe Baiana.
Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães.
– Entrega simbólica para a Gibiteca e a família Catalão do livro Educación, Patrimonio y Cómic , com artigo da pesquisadora, professora e doutora em Arte Educação Rosana Gonçalves sobre o trabalho de TT Catalão, que também será divulgado esta semana na Espanha, pela Universidad de Valladolid.
– Fala de Leandro Mello – Artista gráfico.
– Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone – Oficina para crianças e adolescentes – paralela à mesa.
– Doação de encartes infantojuvenis publicados no Jornal de Brasília na década de 80, o primeiro encarte de quadrinhos impresso em cores em Brasília – Quadrinistas e ilustradores José Duarte e Jô Oliveira.

18h – Galpão das Artes
– Encerramento – Nanan Catalão acompanhada de Valerinho Xavier.
– Cortejo com Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e a Orquestra Alada Trovão da Mata.

Serviço
Homenagem a TT Catalão no aniversário de Brasília
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Horário: 16h
Entrada gratuita

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa