22/04/2023 às 15:51, atualizado em 22/04/2023 às 15:52

Curso gratuito vai orientar sobre produção e comercialização de Pancs

As aulas sobre plantas alimentícias não convencionais vão acontecer na quarta-feira (26), na Granja Modelo do Ipê

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri), em parceria com a Emater-DF, irá oferecer um curso presencial, na próxima quarta-feira (26), sobre a produção, processamento e comercialização de plantas alimentícias não convencionais (Pancs). O curso será realizado na Granja Modelo do Ipê, no Park Way, das 8h às 17h.

As Pancs são consideradas pouco conhecidas e de consumo raro. No entanto, possuem um grande potencial nutricional, facilidade de introdução em sistemas de produção familiar de pequeno porte e enorme importância para a segurança alimentar das comunidades. “A proposta do curso é apresentar elementos que apoiem o fortalecimento de toda a cadeia produtiva destas plantas”, conta Athaualpa Costa, engenheiro agrônomo da Seagri e coordenador do curso.

“O momento é muito apropriado, pois alinha com as demais ações da Seagri e Emater, em especial com a proposta de inclusão das Pancs nas compras institucionais, a exemplo da merenda escolar, promovendo o resgate da nossa cultura alimentar com o fornecimento de espécies de alto valor nutricional, de base de produção agroecológica e da produção familiar local”, complementa Athaualpa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O curso contará com a participação de especialistas da Seagri e da Emater, que já vêm desenvolvendo importantes trabalhos para o fortalecimento da cadeia das Pancs no DF, como a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica de Agrofloresta e a criação de um banco de sementes comunitário. Veja aqui a programação.

“Também teremos o  apoio e participação da Associação de Produtores e Protetores de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Aspanc) na apresentação de temas de extrema relevância para o setor, como as forma de processamento e agregação de valor destas espécies”, finalizou o engenheiro agrônomo da Seagri.

Além do curso sobre as Pancs, a Seagri irá realizar no dia anterior (25) mais uma etapa do seu ciclo de capacitações em piscicultura. A lista completa de cursos e as formas de inscrições podem ser encontradas clicando aqui.

Serviço

Curso sobre produção, processamento e comercialização de plantas alimentícias não convencionais (Pancs)

? Dia: quarta-feira (26)
? Horário: das 8h às 17h
? Local: Granja Modelo do Ipê da Seagri-DF – SMPW Quadra 8 Conjunto 3, Park Way
? Inscrições: telefones 3380-3112 e 3051-6360, ou pelo e-mail getec@seagri.df.gov.br

*Com informações da Seagri