22/04/2023 às 14:27, atualizado em 22/04/2023 às 17:45

HCB recebe congresso sobre crianças com condições raras de saúde

Evento realizado em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, será realizado entre os próximos dias 24 e 28, em Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

De 24 a 28 de abril, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona, recebe o II Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde. O evento vai reunir profissionais de diferentes áreas assistenciais interessados no tema Tecnologias para o cuidado e para a cura e contará com a presença de pesquisadores e autoridades científicas nacionais e de diferentes países para discutir temas ligados ao cuidado pediátrico terciário.

Serão mais de 115 especialistas em saúde e 1.150 inscritos debatendo temas científicos relevantes que se traduzam em avanços no diagnóstico e tratamento de crianças com condições raras e complexas de saúde. Realizado presencialmente no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o congresso contará com tradução simultânea e ambientes interativos. Aqueles que desejarem participar de forma virtual terão uma experiência única por meio do metaverso.

O congresso trará simpósios, mesas-redondas, cursos e sessões de temas livres que abordarão a saúde global em pediatria, as tecnologias leves para o cuidado, priorizando a humanização, a experiência do paciente, o cuidado centrado na família, a eficiência e o cuidado paliativo.

Serão abordados os avanços tecnológicos que permitem diagnósticos mais precisos e tratamentos individualizados, na fronteira da ciência, incluindo robótica, medicina de precisão, transplantes, terapias avançadas, entre outros. A pandemia causada pelo SARS-Cov-2 também será abordada: palestrantes compartilharão experiências no tratamento de crianças acometidas pela covid-19 no contexto das crianças com condições complexas e crônicas.

O congresso trará simpósios, mesas redondas, cursos e sessões de temas livres, que abordarão a saúde global em pediatria | Fotos: Arquivo/ Agência Brasília

Além de profissionais do HCB e do Sant Joan de Déu, irão dar palestras especialistas de hospitais da rede pública de saúde do DF e de hospitais de São Paulo, Rio Grande do Sul e outros estados. Também estarão presentes profissionais de instituições como a Harvard Medical School, St Jude Research Children Hospital, London School of Hygiene and Tropical Diseases, European Children Hospital Organization, University of Southern California entre outros.

Desenho inovador

“Em alinhamento com a proposta assistencial do HCB, esse congresso propõe que a criança seja colocada no centro dos interesses científicos e das discussões, com o enfoque na integralidade, na humanização e na interdisciplinaridade da qualidade e da segurança do paciente. A congregação de pesquisadores, gestores e profissionais dos diferentes níveis de atenção em saúde, bem como de usuários e integrantes de outros setores de conhecimento e prática, deve contribuir para uma melhor atenção às crianças acometidas por condições de saúde complexas”, destaca a presidente do congresso e  superintendente-executiva do HCB, Valdenize Tiziani.

[Olho texto=”Serão mais de 115 especialistas em saúde e 1.150 inscritos debatendo temas científicos relevantes que se traduzam em avanços no diagnóstico e tratamento de crianças com condições raras e complexas de saúde” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O tema do congresso reflete os propósitos do Hospital San Joan de Déu de Barcelona, consistindo em um espaço de discussão e de construção de conhecimento compartilhado entre pares e especialistas, na busca de soluções avançadas para os problemas de saúde das crianças”, acrescenta o diretor-gerente do Hospital San Joan de Déu, de Barcelona, Manel del Castillo Rey.

Inscrições

As inscrições para o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde ainda estão abertas e podem ser feitas no site. Podem participar profissionais de saúde, estudantes, profissionais vinculados às instituições de saúde e  apoiadoras, bem como todos aqueles interessados nos temas que serão abordados. A programação completa está divulgada no site do evento.

Mais de 160 trabalhos foram submetidos ao congresso e serão apresentados durante o evento. Os trabalhos mais bem avaliados vão receber o prêmio Catavento de Ciência Pediátrica – Pesquisa em Condições Raras e Complexas de Saúde da Criança e do Adolescente.

Publicações

Além de palestras, evento terá lançamento de livros

A abertura do evento será marcada pelo lançamento dos livros Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para pais e cuidadores primários e Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce: um guia para profissionais de saúde e educação. Os dois livros foram produzidos pelo HCB com o apoio e a parceria do Ministério da Saúde e orientam profissionais de saúde, familiares, professores e cuidadores sobre o desenvolvimento da criança de até 6 anos de idade, auxiliando-os na detecção precoce de riscos ao desenvolvimento infantil e na estimulação precoce.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A programação do congresso também inclui o lançamento de Experiência do Paciente – como criar, implementar e gerir bem um programa de excelência em experiência de pacientes. O livro apresenta metodologia a ser aplicada para evitar falhas graves no atendimento a pacientes e familiares. O lançamento será realizado durante a palestra A experiência do paciente: O paciente em foco, conduzida pela autora na próxima quarta-feira (26).

Serviço

Congresso internacional da criança com condições complexas de saúde
Data: De 24 a 28 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Endereço: Centro de Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul Quadra 6, Lote 1, Conjunto A – Asa Sul)
Site: https://www.congresso.hcb.org.br/

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)