24/04/2023 às 16:42, atualizado em 24/04/2023 às 16:48

Conduta de trânsito para o Túnel de Taguatinga é divulgada em rede social

Série de postagens sobre o uso responsável do complexo viário foi publicada pela conta da Secretaria de Obras no Instagram

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A ansiedade para ver o Túnel de Taguatinga em pleno funcionamento é grande. Porém, tão importante quanto entregar uma obra de qualidade é ensinar motoristas e pedestres a usá-la com responsabilidade. Ao longo da última semana, a Secretaria de Obras divulgou, em sua conta no Instagram, uma série sobre a conduta de trânsito que os futuros usuários do complexo viário devem adotar.

Arte: Secretaria de Obras

[Olho texto=”“Apenas carros e motos vão trafegar no interior da passagem subterrânea. O trânsito de ônibus e caminhões ficará restrito ao boulevard, assim como o de ciclistas e pedestres”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O limite de velocidade no interior do Túnel de Taguatinga, que será batizado de Túnel Rei Pelé, foi o primeiro assunto abordado nas postagens. Inicialmente, os condutores não deverão ultrapassar os 60 km/h na passagem subterrânea. “Faremos avaliações de comportamento do tráfego ao longo do tempo. Caso seja necessário, o limite de velocidade poderá ser revisto”, adianta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

A situação do trânsito na passagem subterrânea será informada por placas luminosas instaladas nos dois acessos para o complexo viário. Dessa forma, os condutores saberão com antecedência se alguma das seis faixas do túnel estiver interditada por causa de um acidente, por exemplo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos equipamentos já foi instalado na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e vai atender quem segue para a Elmo Serejo. A avenida também receberá uma placa luminosa para orientar os condutores que trafegam no sentido oposto.

A série também esclarece quais meios de transporte poderão passar por dentro do Túnel de Taguatinga. “Apenas carros e motos vão trafegar no interior da passagem subterrânea”, conta Luciano. “O trânsito de ônibus e caminhões ficará restrito ao boulevard, assim como o de ciclistas e pedestres”. Motoristas que desejam acessar as áreas comercial e residencial do centro da cidade vão usar as marginais sul e norte do complexo viário.