25/04/2023 às 19:53

Campanha chama atenção para os cuidados com a saúde ocular

Abril é o mês voltado para a conscientização e prevenção da cegueira. Ambulatório do Hospital de Base recebeu 8.454 pacientes de janeiro a setembro de 2022

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O mês de abril é dedicado à conscientização e prevenção da cegueira e ao cuidado com a saúde ocular. A campanha Abril Marrom chama a atenção para os cuidados com a saúde dos olhos. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cegueira e a deficiência visual poderiam ser evitadas em cerca de 80% dos casos.

“A cegueira  pode ser considerada reversível, como no caso da catarata, ou irreversível, como no caso da retinopatia diabética, do glaucoma, do descolamento de retina, da degeneração macular relacionada à idade e doenças genéticas”, explica a chefe do serviço de oftalmologia do Hospital de Base, Viviane de Oliveira Pereira.

[Olho texto=”De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cegueira e a deficiência visual poderiam ser evitadas em cerca de 80% dos casos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A especialista do Hospital de Base, em cujo ambulatório de oftalmologia foram realizados 8.454 atendimentos de janeiro a setembro de 2022, aponta a necessidade de avaliações oftalmológicas periódicas. “A melhor forma de prevenção da cegueira, sejam as irreversíveis, sejam as reversíveis, é realizando avaliações oftalmológicas periódicas, a fim de identificar precocemente qualquer alteração”, ressalta Viviane.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cegueira e a deficiência visual poderiam ser evitadas em cerca de 80% dos casos | Foto: Davidyson Damaceno /IgesDF

A médica explica, ainda, que o avanço de algumas doenças oculares pode ser evitado. “É possível evitar que a catarata, por exemplo, avance a ponto de causar cegueira”, explicou a oftalmologista. Existem algumas formas de prevenir a perda da visão, como identificar o aumento da pressão ocular, prevenindo o glaucoma, e realizar o diagnóstico e tratamento adequado de lesões predisponentes ao descolamento de retina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Viviane destaca a importância da campanha: “É um alerta quanto à necessidade de realizar avaliações oftalmológicas periódicas, a fim de evitar possíveis causas de cegueira ou diagnosticar precocemente algumas doenças, minimizando o acometimento visual.”

Rodrigo Conti, diretor de Atenção à Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), ressalta “a importância de políticas públicas de saúde e da conscientização social. Além disso, muitas doenças oculares são tratáveis e controláveis, sobretudo se diagnosticadas precocemente. O IgesDF tem participado da realização de mutirões, em parceria com a Secretaria de Saúde, voltados exclusivamente para a saúde ocular, tanto na prevenção e diagnóstico quanto para realização de cirurgias como a de catarata, por exemplo.”

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF)