25/04/2023 às 11:57

Inscrições para 880 vagas do QualificaDF Móvel terminam na quinta (27)

Programa oferecerá aulas neste ciclo em Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II e Brazlândia

Por Josiane Borges, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Está em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho? Então não perca a oportunidade de se qualificar. Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para se inscrever nas 880 vagas dos cursos de qualificação do programa QualificaDF Móvel.  As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) ou presencialmente em uma das 14 agências do trabalhador.

[Olho texto=”“Antes do início dos cursos, pesquisamos com a comunidade e com os empresários das cidades para entendermos a demanda da região, de que o mercado de trabalho precisa e o que as pessoas estão interessadas em aprender”” assinatura=”Luís Felipe Rodrigues, coordenador de carreta do QualificaDF Móvel” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Neste quinto ciclo do programa as carretas, onde são realizadas as aulas, desembarcam nas cidades de Samambaia, Sol Nascente, Riacho Fundo II e Brazlândia. Estão sendo ofertadas oportunidades de capacitação em atendente de farmácia (240), auxiliar administrativo (144), administração de serviços hospitalares (144), auxiliar de contabilidade (144), designer gráfico (112), montagem e manutenção de computadores (48) e manutenção de aparelhos celulares (48).

O resultado final da pré-matrícula e a convocação dos candidatos serão divulgados no site da Sedet a partir de sexta-feira (28). As atividades estão previstas para começarem no dia 8 de maio. Os cursos têm duração de 80 horas, com quatro horas diárias de atividades – no turno matutino, das 8h às 12h, e no vespertino, das 14h às 18h.

De acordo com o coordenador de carreta do QualificaDF Móvel, Luís Felipe Rodrigues, a escolha dos cursos e das regiões administrativas procura atender à demanda da população.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Antes do início dos cursos, pesquisamos com a comunidade e com os empresários das cidades para entendermos a demanda da região, de que o mercado de trabalho precisa e o que as pessoas estão interessadas em aprender”, explica. Para o coordenador, isso é um diferencial do programa e acaba por atrair muitos alunos. “É um verdadeiro intensivão de qualificação. Muitos saem dos cursos com emprego garantido e agregando valores ao currículo”, completa Rodrigues.

O programa

Segundo a Sedet, o QualificaDF Móvel tem como objetivo oferecer oportunidades de qualificação profissional para os moradores do Distrito Federal e contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Em 2022, 24 mil alunos foram formados pelo programa. Neste ano, a estimativa é ultrapassar a casa dos 27 mil. No ciclo atual, que finaliza no próximo dia 4 de maio, mais de 8 mil alunos participam gratuitamente de 40 cursos nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde.