25/04/2023 às 18:38, atualizado em 25/04/2023 às 19:10

Túnel de Taguatinga ganha sinalização de segurança com rotas de fuga

As placas apontam onde estão as saídas de emergência em caso de incêndio ou outras situações que exijam a evacuação do local

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

As paredes de placas cimentícias do Túnel de Taguatinga ganharam o reforço de mais um item de segurança da obra viária. São as sinalizações das rotas de fuga. Os materiais informam sobre os sete caminhos de evacuação do espaço.

De cores verde e branco, as placas foram instaladas nos dois lados das passagens subterrâneas e mostram a distância em metros e a direção dos escapes. O objetivo é direcionar os motoristas em eventual emergência com necessidade de saída.

As sinalizações das rotas de fuga informam sobre os sete caminhos de evacuação do Túnel de Taguatinga | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

“As placas são importantíssimas, porque elas estão nas paredes do túnel sinalizando onde estão as rotas de fuga. Ao todo, temos sete, sendo cinco portas corta-fogo [tradicionais] e duas laterais”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro da Silva.

Instaladas na grande parede que divide o fluxo de veículos no túnel, as cinco portas de correr poderão ser abertas de forma automática, em caso de incêndio, pelos técnicos que vão trabalhar na sala de comando da obra viária.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essas portas serão usadas exclusivamente para evacuar o ambiente em situações de emergência”, explica o engenheiro André Borges. “No dia a dia, elas deverão ser mantidas fechadas, para não prejudicar a eficiência do sistema de exaustão.”

Túnel de Taguatinga ganha sinalização de segurança com rotas de fuga

A parede central do Túnel de Taguatinga terá, ainda, quatro portas corta-fogo giratórias, semelhantes aos modelos encontrados em prédios e salas de cinema. Essas serão instaladas de duas em duas, abrindo um vão grande o suficiente para permitir a passagem de veículos de um lado ao outro do complexo.

A sinalização se junta a outros itens de segurança do complexo viário, como as luminárias de emergência, os sensores de fumaça, os hidrantes e os ventiladores. Tudo para garantir a proteção e o conforto dos usuários do túnel.