26/04/2023 às 10:47

Atletas do programa Futuro Campeão participam de campeonatos em São Paulo

Equipe do COP do Gama tem apoio de ação do GDF que capacita esportistas para participação em competições regionais, nacionais e internacionais

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A equipe do programa Futuro Campeão do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Gama/Ibres representará Brasília no Campeonato Brasileiro, Troféu Brasil e Copinha Brasil de Saltos Ornamentais. Os eventos começaram na segunda-feira (24) e seguem até 1º de maio, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). O time é composto por oito atletas com idade entre 9 e 16 anos.

Equipe do COP do Gama e Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres), empresa responsável pelo projeto pedagógico da unidade, foi capacitada pelo programa Futuro Campeão para a participação em campeonatos como os que acontecem em São Paulo até 1º de maio | Foto: Divulgação

As competições também servirão de seletiva para o Campeonato Pan-Americano Júnior e Campeonato Sul-Americano Júnior de Saltos Ornamentais, em novembro de 2023, nos Estados Unidos e Argentina, respectivamente.

“O objetivo do projeto é formar atletas e fomentar a participação dos jovens. O COP do Gama é uma referência na modalidade de saltos ornamentais no DF. Tenho certeza que nossos futuros campeões vão fazer bonito nas competições e trazer medalha para a nossa cidade”, disse o secretário interino de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 2021, a equipe do COP Gama obteve duas vagas para o Campeonato Sul-Americano Júnior, em Lima (Peru), onde os atletas Isaac Júnior e Emanuele Alves representaram o Brasil e garantiram duas medalhas de prata e uma de ouro, cada.

Sobre o programa

O PFC contempla o esporte de rendimento, praticado segundo normas legais e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de identificar talentos esportivos. O objetivo é formar atletas em busca de resultados competitivos, possibilitando a representação do Distrito Federal em campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

As modalidades contempladas no PFC abrangem atletismo olímpico e paralímpico, ginástica acrobática, vôlei, saltos ornamentais, basquete, natação olímpica e paralímpica e ginástica rítmica.

*Com informações da SEL