26/04/2023 às 20:46

Reunião debate adoção de propostas de desenvolvimento sustentável do DF

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico entregou primeira análise sobre execução do documento “O DF que a gente quer 2022-2040″

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, recebeu, nesta quarta-feira (26), representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese) para tratar do documento “O DF que a gente quer 2022-2040”. A reunião foi preparatória para o encontro a ser feito com o governador Ibaneis Rocha, ainda no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de debater o desenvolvimento econômico e sustentável do DF e o modelo de governança estabelecido entre o conselho e o governador.

[Olho texto=”“Nós vamos analisar item a item e verificar quais ações propostas pelo Codese não estão em andamento e se é possível acatá-las”” assinatura=”José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No encontro, o secretário recebeu uma análise feita sobre a convergência entre o Plano de Governo 2023-2026 e o plano de ações proposto pelo Codese. O documento considera as ações apresentadas pelo conselho para serem executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) neste mandato e qual a adesão das propostas.

“Durante o pleito eleitoral de 2022, a gente apresentou o projeto ‘O DF que a gente quer 2040’, com 210 ações entre estruturantes e de médio e curto prazo, para serem executadas pelo governo na gestão de 2023-2026. E um modelo de governança estabelecido entre o Codese e o governador, para que duas reuniões anuais acontecessem entre a diretoria do conselho e o governador, com o objetivo de analisar o que daquelas metas e ações estão sendo executadas, o que eventualmente não está em andamento conforme planejado, e o que é prioridade para cada exercício anual ou semestral”, disse Leonardo Ávila, diretor presidente do Codese-DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Governo afirmou que o governador Ibaneis considera o Codese um grande parceiro do GDF e valorizou a importância de sua análise quanto ao alinhamento de execução do plano de governo e as propostas do conselho. “Nós vamos analisar item a item e verificar quais ações propostas pelo Codese não estão em andamento e se é possível acatá-las”, disse.

Criado em 2017, o Codese-DF tem como objetivo participar do planejamento econômico sustentável de Brasília e entorno. Empresários, acadêmicos, técnicos e membros da comunidade compõem o conselho.

*Com informações da Segov-DF