26/04/2023 às 20:22

Técnicos da Emater-DF participam de curso sobre app Nota Fiscal Fácil

Ferramenta será intuitiva e trará facilidades ao produtor rural

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Extensionistas da Emater-DF participaram, nesta quarta-feira (26), de um curso promovido pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz) sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil, que poderá ser utilizado por produtores rurais e já está em fase de testes. A atividade ocorreu no Centro de Comercialização e Capacitação (CCC) da Ceasa e contou com a participação de 50 técnicos da empresa, que serão replicadores do conhecimento junto aos produtores.

Entre as vantagens do aplicativo está a dispensa de certificação digital | Foto: Emater/ Divulgação

Entre as vantagens do aplicativo estão a dispensa de certificação digital, o que reduz os custos do serviço; e a possibilidade de o produtor baixar as informações da mercadoria mesmo que não esteja conectado à internet. O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou a importância da iniciativa para pequenos e médios agricultores da capital. “Esse sistema é uma transformação que veio para facilitar a vida das pessoas no campo. Essa parceria com a secretaria só tem a contribuir com a agropecuária aqui na capital”, afirmou Duval.

Um dos instrutores do curso, Sebastião Lopes trabalha no setor responsável pelos documentos fiscais eletrônicos da Sefaz. Ele ressalta que a troca de experiência entre a Emater e a Sefaz faz parte de “um processo de evolução, de uma troca”. Para ele, essa é uma maneira de “entender e de traduzir as dificuldades do produtor para que a gente possa aperfeiçoar o sistema.”

[Olho texto=”“Esse sistema é uma transformação que veio para facilitar a vida das pessoas no campo”” assinatura=”Cleison Duval, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o extensionista José Nilton Lacerda, da Gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor) da Emater, o Nota Fiscal Fácil tem uma interface mais amigável, podendo ser usado de forma intuitiva. Ele destaca as vantagens que virão para o agricultor. “Vamos começar oferecendo o serviço aos produtores que fazem entregas para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, adianta, acrescentando que a ideia é fazer com que todos os empreendedores rurais possam usar o serviço.

*Com informações da Emater-DF