26/04/2023 às 19:21, atualizado em 26/04/2023 às 19:40

Transformadores e geradores do Túnel de Taguatinga já estão na sala técnica

Os equipamentos foram colocados nos cômodos em que serão instalados, para permitir a medição da fiação elétrica

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Os três geradores e os quatro transformadores do Túnel de Taguatinga foram colocados nos cômodos em que ficarão, na sala técnica do complexo viário. Os equipamentos estão nas respectivas dependências do centro de comando para que possa ser feita a medição da fiação elétrica e outros serviços necessários para instalação.

Um dos três geradores do Túnel de Taguatinga: juntos, eles vão manter os equipamentos do complexo viário em funcionamento por cerca de três horas e meia em caso de queda de energia | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Os geradores serão instalados para garantir o abastecimento elétrico em caso de queda de energia. Juntos, eles conseguirão manter os equipamentos do complexo viário em funcionamento por cerca de três horas e meia. Dois deles são de 750 kVA de potência e um terceiro, de 375 kVA.

Vindos de São Paulo, os transformadores vão adequar a tensão da energia fornecida pela rede elétrica às necessidades dos equipamentos usados na passagem subterrânea. Os dois maiores, cada um pesando quatro toneladas, vão rebaixar a tensão de 13.800 V para 690 V. “Eles vão alimentar os ventiladores do sistema de exaustão e as bombas hidráulicas de combate a incêndio”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “Usaremos apenas um deles. O outro ficará de reserva”.

Os transformadores vão adequar a tensão da energia fornecida pela rede elétrica às necessidades dos equipamentos usados na passagem subterrânea

Já os dois menores vão transformar a tensão de 690 V em 380 V. “Esses serão responsáveis por levar energia para a iluminação do túnel”, conta Renato. “Eles pesam 2,5 toneladas cada”.

A área técnica do Túnel de Taguatinga ocupa a porção central da passagem, logo acima da laje superior. O espaço de 1.734 m² vai abrigar centrais de monitoramento, banheiros, copa e dois reservatórios de combate a incêndio com dois tanques capacitados para armazenar 50 mil litros de água cada.

Transformadores e geradores do Túnel de Taguatinga já estão na sala técnica