26/04/2023 às 10:11, atualizado em 26/04/2023 às 12:02

Trecho da Avenida São Sebastião ganha asfalto novo

Novacap executa obra no bairro Morro da Cruz, com investimento de aproximadamente R$ 300 mil

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Tamanho não é documento quando o assunto é pavimentação. Um trecho de 500 m da Avenida São Sebastião, localizada na região administrativa homônima, tem passado por um intenso processo de recuperação asfáltica. Buracos e rachaduras provocados pelas chuvas e pelo tráfego pesado estão dando lugar a uma pista nova, muito mais segura. A obra tem valor estimado em R$ 300 mil.

O trecho de 500 metros na Avenida São Sebastião está recebendo os serviços por etapas, como forma de minimizar os transtornos à população | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“Melhorou demais, você nem imagina o quanto. Outro dia mesmo, eu quase peguei um buraco grande bem perto da minha casa. No dia seguinte, o asfalto já estava novo. Fiquei impressionado”” assinatura=”Manoel Coelho, aposentado ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O trecho que passa por melhorias fica no bairro Morro da Cruz, região por onde circulam muitos caminhões. A recuperação das duas faixas de rolamento começou em 29 de março e tem sido feita por etapas para minimizar o transtorno à população. “É uma avenida muito movimentada, seria inviável interditar o trânsito por completo”, explica a chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica da Novacap, Juliane Fortes.

Na primeira etapa da obra, a pista passou pelo processo de fresagem. “A técnica é usada para retirar, por completo, toda a capa asfáltica danificada”, conta Juliane. “Em seguida, refizemos a base da pista com BGS [brita graduada simples] e aplicamos o CBUQ [Concreto Betuminoso Usinado a Quente] novamente”. Cerca de 350 toneladas de asfalto estão sendo usadas na recuperação do trecho.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Faltam aproximadamente 70 m para que a recuperação da pista seja concluída. Mas quem transita diariamente pela Avenida São Sebastião já comemora o bom resultado da obra. “Melhorou demais, você nem imagina o quanto”, garante o aposentado Manoel Coelho, 67 anos. “Outro dia mesmo, eu quase peguei um buraco grande bem perto da minha casa. No dia seguinte, o asfalto já estava novo. Fiquei impressionado”.

Trecho da Avenida São Sebastião ganha asfalto novo