27/04/2023 às 16:30, atualizado em 27/04/2023 às 16:43

Concluída parede de concreto que protege escada do Túnel de Taguatinga

O acesso à passagem subterrânea do lado norte, que liga o trânsito do Plano Piloto a Ceilândia, foi completamente amparado com o fim dos trabalhos

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A construção da parede de concreto que resguarda a escada localizada no lado norte do Túnel de Taguatinga foi finalizada. Esse era o último amparo aos acessos do complexo viário que ainda estava em execução na obra.

A proteção de concreto  ampara todas as escadas que conectam as passagens subterrâneas à sala técnica | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O trabalho de alvenaria para fechar a escada é uma medida de segurança para evitar que qualquer pessoa tenha acesso à sala técnica”, explica o técnico de segurança Carlos Antonio, que atua na obra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O acesso na pista que liga o Plano Piloto a Ceilândia é o maior do Túnel de Taguatinga. O item de segurança fica às margens da pista por onde os veículos vão trafegar. São 63 degraus que darão acesso tanto à sala de comando da passagem subterrânea quanto à área externa, em um ponto próximo à Avenida Comercial.

Com a finalização, todas as escadas que conectam as passagens subterrâneas à sala técnica e ao boulevard estão amparadas com a proteção de concreto.

Feitas de concreto armado, as três escadas serão usadas para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio e dar acesso aos trabalhadores à sala técnica, onde será feito o monitoramento completo do Túnel de Taguatinga.

Concluída parede de concreto que protege escada do Túnel de Taguatinga