27/04/2023 às 17:46

Frente de trabalho em trecho da DF-001 é ampliada a partir desta sexta

Ação visa antecipar conclusão da restauração asfáltica entre o Recanto das Emas e o Balão do Periquito; investimento na obra é de R$ 6 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) vai ampliar, com horário previsto para as 10h desta sexta-feira (28), a frente de trabalho destacada para a restauração asfáltica em andamento na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre a BR-060 e a DF-065, no sentido Samambaia-Gama.

O trabalho de recuperação do asfalto na área entre o Viaduto do Recanto das Emas e o chamado Balão do Periquito, no Gama, no sentido Gama-Samambaia teve início  na segunda quinzena do mês de março e está nas fases de implantação de base com Brita Graduada Simples (BGS) e da capa asfáltica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com o encerramento do período de chuvas, vemos a possibilidade de executar esta importante obra em ambos os sentidos ao mesmo tempo para que, assim, o fluxo de milhares de veículos seja totalmente liberado o quanto antes”, explicou o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante. Quando for concluído o serviço, cerca de 70 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente serão beneficiados.

Bloqueio de faixas e rota alternativa

A execução da obra demanda o bloqueio de duas das três faixas existentes em cada sentido. Com isso, o motorista que desejar ir em direção à Samambaia seguirá pelo desvio  implantado na QS 3, Conjunto 2, do Riacho Fundo II, localizado a cerca de 100 metros do local bloqueado. Já quem for trafegar na direção contrária deverá seguir pela faixa da extrema esquerda, que estará liberada para o fluxo.

[Olho texto=”“Com o encerramento do período de chuvas, vemos a possibilidade de executar esta importante obra em ambos os sentidos ao mesmo tempo”” assinatura=” Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o motorista de aplicativo José Carlos Almeida, de 42 anos, embora no decorrer da obra a fluidez do trânsito seja diminuída, a melhoria vai possibilitar um trânsito mais seguro. “Essa era uma demanda antiga de quem trafega por essa região. Qualquer obra deixa o trânsito mais lento, mas de fato, o asfalto estava muito desgastado, e com essa reforma nós, motoristas, vamos passar por aqui com mais tranquilidade e segurança”, disse.

O investimento na obra é da ordem de R$ 6 milhões e inclui os serviços de terraplenagem, pavimentação da rodovia e das baias de ônibus, reposicionamento de abrigo de ônibus, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares.

*Com informações do DER-DF