27/04/2023 às 20:32, atualizado em 27/04/2023 às 20:36

Novacap recebe comitiva do Recife para falar sobre infraestrutura urbana

Delegação da prefeitura da capital pernambucana busca inspiração em outras cidades para melhorar a manutenção urbana e áreas verdes

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Diretoria de Urbanização da Novacap recebeu nesta quinta-feira (27) representantes da Secretaria de Planejamento do Recife, capital pernambucana, para apresentar como são feitas as ações de infraestrutura realizadas pela companhia aqui do DF. Durante o encontro, os temas debatidos foram drenagem pluvial, áreas verdes e pavimentação.

A delegação, liderada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife, Felipe Martins Matos, está percorrendo o país para conhecer as melhores práticas em zeladoria e manutenção urbana. A iniciativa é um pedido do prefeito do Recife, João Campos, ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que visa melhorar a qualidade dos serviços públicos na capital pernambucana, incluindo a manutenção de pavimentos, drenagens, praças, parques e áreas verdes.

Nesta etapa da viagem, a equipe do Recife visitou o DF, onde se reuniu com o presidente da Novacap, Fernando Leite. “A Novacap está sempre à disposição para compartilhar conhecimentos e soluções que contribuam para o desenvolvimento das cidades. É muito gratificante receber a visita de uma secretaria tão importante como a de planejamento do Recife e mostrar o que fazemos no DF para melhorar a infraestrutura urbana”, afirmou Leite.

Equipe pernambucana conheceu os processos de cultivo e manutenção das espécies nativas | Foto: Novacap/ Divulgação

Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife, Felipe Martins Matos, o encontro foi muito produtivo. “Já saímos daqui com muitas provocações e inovações para levar para o Recife”, afirmou o secretário.

A equipe visitou os Viveiros I e II da Novacap, onde conheceu os processos de cultivo e manutenção das espécies nativas da região, bem como as medidas de sustentabilidade adotadas nos viveiros. O objetivo é desenvolver projetos que visem a expansão das áreas verdes e a melhoria da qualidade de vida dos recifenses.

[Olho texto=”“É muito gratificante receber a visita de uma secretaria tão importante como a de planejamento do Recife e mostrar o que fazemos no DF para melhorar a infraestrutura urbana”” assinatura=”Fernando Leite, presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de visitar diversas cidades brasileiras, a equipe da prefeitura do Recife também tem buscado inspiração em experiências internacionais, visitando cidades fora do Brasil. O intuito é identificar e adaptar as melhores práticas de manutenção urbana para a realidade recifense, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores e garantir um ambiente urbano mais bem cuidado e sustentável.

*Com informações da Novacap