28/04/2023 às 15:35, atualizado em 28/04/2023 às 18:08

Alunos de engenharia visitam obras de pavimentação da Estrutural

Profissionais que atuam na reforma do trecho apresentaram para os estudantes as técnicas utilizadas durante os serviços

Por Josiane Borges, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Alunos do 9° semestre de engenharia do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) conheceram de perto, nesta quinta-feira (27), o método inovador que está sendo utilizado nas obras da Via Estrutural. O projeto, inédito no Distrito Federal, substitui o asfalto por pavimento rígido em toda a extensão da pista.

Estudantes de engenharia visitaram trechos da via em que as obras estão sendo executadas | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os cerca de 30 estudantes tiveram a oportunidade de visitar o canteiro da obra, conhecer o laboratório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) utilizado para a construção das amostras e os testes de rompimento do concreto, acompanhar o funcionamento da usina de concretagem e visitar os trechos da via em que as obras estão sendo executadas no momento.

[Olho texto=”“Para os alunos que estão quase formando, esse contato é muito bom. Eles podem ver de perto a parte prática, e não ficam limitados à teoria de sala de aula”” assinatura=”Rideci Farias, professor” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na avaliação do futuro engenheiro Guilherme Cardoso, 22, a visita foi importante para o aprendizado e até mesmo para quando for exercer a profissão. “Estar aqui hoje agregou muito para o meu conhecimento nesse quesito de obras de infraestrutura. Na faculdade, temos a parte teórica e raramente vamos a campo visualizar como realmente é feito. Conhecer a pavimentação, a técnica utilizada, com certeza ajudará a nos transformar em profissionais melhores”, acredita o estudante.

O professor de Zootecnia de Barragens e Obras Subterrâneas Rideci Farias, que acompanhou a turma na obra, também ressaltou a relevância da visita. “Nós, do UniCeub, agradecemos demais a abertura dos órgãos do GDF para visitarmos essa tão importante obra para a nossa cidade. Para os alunos que estão quase formando, esse contato é muito bom. Eles podem ver de perto a parte prática e não ficam limitados à teoria de sala de aula”, completa.

Investimentos e diferenciais da obra

Universitários conheceram técnicas usadas na obra de pavimentação, que prevê a substituição do asfalto por pavimento rígido em toda a extensão da Estrada Parque Ceilândia

A obra de pavimentação em concreto da Estrada Parque Ceilândia (DF-095) teve início em dezembro de 2022, com investimento de mais de R$ 67 milhões da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A concretagem, com 21 cm de espessura, prevê a substituição do asfalto por pavimento rígido em toda a extensão da pista, que começa no entroncamento com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) e vai até o viaduto de entroncamento entre a Estrada Parque Contorno (DF-001) com a BR-070.

“Estamos investindo R$ 67,7 milhões somente na obra da via Estrutural. Além da maior durabilidade, a modernização da via garantirá mais segurança e proteção aos veículos, porque o material é aplicado para evitar que sejam criados buracos ou outros problemas que aumentem os riscos de acidentes”, afirma o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izidio Santos.

“A Terracap está devolvendo à população, em obras de infraestrutura, os recursos arrecadados com as vendas de imóveis. Investir em mobilidade urbana é permitir maior qualidade de vida àqueles que trafegam pela via cotidianamente”, acrescenta.

O conforto e a segurança para os motoristas e a economia ao GDF são ressaltados pelos engenheiros que atuam diariamente na obra. O projeto prevê uma durabilidade de 20 anos do material utilizado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o engenheiro e diretor do terceiro distrito rodoviário do DER, Jarbas Alessandro, o material utilizado na obra trará diversos benefícios à população do DF. “Pavimentação rígida permitirá uma agilidade maior no deslocamento dos veículos, um conforto no rolamento; além disso, a manutenção desse pavimento é mais duradoura por conta da própria resistência do concreto. A partir do momento em que você tem menos intervenção na pista, menos afeta o trânsito, e os motoristas conseguem transitar com mais fluidez”, explica.

O engenheiro de estruturas civis da Associação Brasileira de Cimento Portland, Waldir Belisário, que acompanha e avalia a qualidade da obra, por meio de um termo de cooperação técnica com o DER, afirma: “Será uma via mais iluminada, pela cor do concreto [cinza claro], o que dá uma maior segurança visual, e não tem risco de aquaplanagem, pois o material permite um escoamento melhor da água”.

Belisário ressalta ainda que os caminhoneiros serão beneficiados. “Imagina o prejuízo que ele tem quando precisa parar porque estourou o pneu ou quebrou a suspensão por conta de um buraco na rodovia. Quando se tem uma via como essa, que vai te dar melhor trafegabilidade e uma maior durabilidade, o custo de manutenção do caminhão e da frota será muito menor”, finaliza o engenheiro.

Alunos de engenharia visitam obras de pavimentação da Estrutural