28/04/2023 às 17:17, atualizado em 01/05/2023 às 09:45

Confira o que abre e o que fecha no Dia do Trabalho

Veja os serviços e as possibilidades de descanso e lazer que vão estar à disposição da comunidade em todo o Distrito Federal nesta segunda-feira (1º/5)

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Em 1º de maio é celebrado o Dia Mundial do Trabalho em mais de 80 países. A data foi criada em reverência a trabalhadores dos Estados Unidos mortos em manifestações que exigiam a redução da jornada de trabalho, à época cumprida em 14 desgastantes horas diárias.

O Metrô-DF vai atender à população no Dia do Trabalho com horário de funcionamento igual ao de fim de semana: das 7h às 19h | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Para aproveitar o descanso nesta data, a Agência Brasília elaborou uma relação dos horários de funcionamento de vários setores do DF durante o feriado de segunda-feira (1º/5).

– Metrô
O funcionamento do Metrô-DF na segunda-feira será das 7h às 19h.

– Ônibus
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que, na segunda-feira, os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo circularão com tabela horária de feriado, que é igual à de domingo.

– Trânsito
Em 1º de maio, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

As operações de mobilidade, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o Viaduto de Samambaia e no Viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 também não serão realizadas.

Já o Eixão do Lazer, na DF- 002 (Eixo Rodoviário), segue  normalmente, sendo fechado para o fluxo de veículos entre as 6h e as 18h.

As fiscalizações da DF Legal vão ocorrer normalmente, mas os Núcleos de Atendimento estarão fechados na segunda-feira (1º) | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

– DF Legal
Os núcleos de atendimento da secretaria não vão funcionar, mas a fiscalização ocorre normalmente.

– Saúde
Prontos-socorros e emergências funcionam normalmente no fim de semana e no feriado do Dia do Trabalho. No sábado (29), haverá vacinação contra covid-19, influenza e outras doenças.

Os serviços de emergência da Secretaria de Saúde (SES) vão funcionar normalmente ao longo do fim de semana e no Dia do Trabalho. Haverá vacinação contra covid-19, influenza e outras doenças neste sábado (29). Na segunda, unidades sem atendimento de emergência estarão fechadas.

Samu – Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Hospitais e UPAs – As emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto-atendimento (UPAs) atendem de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Casa do Parto – A Casa de Parto de São Sebastião funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Vacinação – No sábado (29), a população poderá se vacinar contra a covid-19, gripe e outras doenças em 25 locais, com destaque para o evento GDF Mais Perto do Cidadão, na Estância Mestre d’Armas, em Planaltina. Suspenso no domingo (30) e na segunda-feira (1º), o serviço retornará na terça-feira (2). Confira os pontos abertos a cada dia e as regras para tomar cada imunizante.

As emergências dos hospitais e UPAs funcionam ininterruptamente no fim de semana e feriado | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Unidades básicas de saúde (UBSs) – As UBSs que abrem no sábado funcionarão normalmente no dia 29. Não haverá atendimento no domingo e na segunda-feira. Saiba mais sobre o atendimento e quais as UBSs com horário ampliado.

Caps – As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta ao longo do fim de semana e do feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem sábado, domingo nem segunda-feira . O atendimento volta na terça-feira (2/5). Confira a lista de endereços e horários de funcionamento.

Farmácias de alto custo – No sábado, o atendimento será das 7h às 12h. Na segunda-feira, estarão fechadas, retornando na terça, das 7h às 19h.

Doação de sangue – A Fundação Hemocentro de Brasília estará fechada no domingo e na segunda-feira. No sábado, o funcionamento é normal, das 7h15 às 18h. O agendamento permanece obrigatório e pode ser feito pela internet ou pelo telefone 162.

Hvep – O Serviço Veterinário Público (Hvep) estará fechado para atendimento no feriado e voltará a funcionar normalmente na terça, das 7h30 às 17h. A internação para os animais já hospitalizados vai continuar funcionando.

Entre as opções de cultura e lazer na segunda-feira, a Biblioteca Nacional vai estar aberta ao público das 8h às 14h | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

– Cultura e lazer
Na segunda-feira, o Jardim Zoológico  preparou uma programação especial com atividades recreativas, banda musical, DJs, atendimentos nas unidades móveis da Carreta da Mulher e Carreta da Odontologia. As atividades vão ocorrer em diversos pontos do zoo, das 9h às 17h.

?Estarão funcionando normalmente: 
?Biblioteca Nacional de Brasília, das 8h às 14h
?Museu Vivo da Memória Candanga, das 9h às 17h
?Museu de Arte de Brasília, das 10h a 19h

?Estarão fechados:
?Jardim Botânico
?Centro Cultural Três Poderes – Museu da Cidade, Espaço Lucio Costa e ?Panteão da Pátria
?Espaço Oscar Niemeyer
?Complexo Cultural de Samambaia
?Centro de Dança
?Eixo Cultural Ibero-Americano
?Espaço Cultural Renato Russo
?Biblioteca Pública de Brasília
?Centro Cultural de Planaltina
?Memorial dos Povos Indígenas
?Museu Nacional de República

Todas as unidades de conservação do Instituto Brasília Ambiental vão abrir neste fim de semana e na segunda-feira, inclusive o Parque Ecológico de Águas Claras, que atenderá o público das 5h às 22h | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

– Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente na segunda-feira.

Horários de funcionamento dos parques
?Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h
?Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h
?Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h
?Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h
?Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h
?Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h
?Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h
?Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h
?Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, 6h às 20h
?Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h
?Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h
?Parque Ecológico Olhos d’Água: aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h. Portões laterais, das 6h às 18h.

– Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP)  informa que o funcionamento das forças de segurança e a Defesa Civil no feriado do Dia do Trabalho se dará da seguinte forma:

A PMDF terá esquema especial de atuação nos eventos e pontos turísticos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

PMDF – A Polícia Militar do Distrito Federal trabalha diuturnamente para garantir a segurança do Distrito Federal. A PMDF estará, ainda, com esquema especial nos eventos e pontos turísticos do DF na segunda-feira.

CBMDF –  O serviço de emergência do CBMDF funcionará 24 horas, ininterruptamente.

PCDF – Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. Também funcionam 24h as duas delegacias de atendimento à mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Centrais de Flagrante as seguintes unidades – 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

Defesa Civil – Atendimento em regime de plantão. Equipes de técnicos plantonistas estarão à disposição todos os dias, 24h. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar os serviços pelos telefones 193 ou 199.

As equipes de manutenção da Caesb trabalharão em regime de plantão durante todo o período de fim de semana e feriado | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

– Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente administrativo na segunda-feira. No entanto, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O Portal de Atendimento, o App, a Agência Virtual, o Site e a Central 115 funcionam ininterruptamente.

– Restaurantes comunitários
Todas as unidades estarão fechadas na segunda e retomam o funcionamento normal na terça.

– Unidades socioassistenciais
As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados neste feriado, voltando a atender normalmente na terça-feira.

Os dois centros Pop funcionam na segunda, das 7h às 17h. A Unidade de Proteção Social (UPS) 24h e as unidades de acolhimento, o Alojamento Provisório de Ceilândia, as casas de passagem e os abrigos para idosos, crianças e adolescentes funcionam normalmente, 24h.

– Justiça e Cidadania
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) informa que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta na segunda-feira. As unidades do Na Hora, Procon, Conselho Tutelar, Centro Integrado 18 de Maio e núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes contatos:
?Conselhos tutelares: telefone 125;
?Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h;
Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620, em regime de plantão.

– Limpeza urbana
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que as unidades operacionais funcionarão normalmente na segunda-feira. Estarão em operação, em regime de plantão, a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos para receber descartes e restos de obras da população. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal. Confira os dias e horários.