28/04/2023 às 20:05

Filhos Deste Solo conclui primeira turma de jovens rurais em 2023

Programa de educação para o empreendedorismo da Emater-DF, em parceria com o IFB, já formou mais de 350 jovens

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Aos 24 anos, a estudante Angela Maria Araújo Soares é uma empreendedora: produz suculentas e rosas-do-deserto em sua casa, no Arapoanga, e comercializa na Feira de Planaltina, junto com orquídeas e outras flores e plantas ornamentais. Para ampliar as chances do negócio, ela participou da primeira turma de 2023 do curso Filhos Deste Solo — oferecido pela Emater-DF para jovens rurais.

Uma dos cerca de 60 jovens que participaram da primeira turma do Filhos Deste Solo, Angela Maria quer, no futuro, montar uma floricultura | Foto: Divulgação/Emater-DF

Nesta sexta-feira (28), cerca de 60 jovens participaram da última aula da primeira turma do curso neste ano. A atividade, com 20 horas de duração, ocorreu durante toda a semana no Instituto Federal de Brasília (IFB) de Planaltina. A ação é uma parceria da Emater-DF com o instituto, que cede o espaço e instrutores.

Sucessão familiar, plano de negócios, viabilidade econômica, marketing, utilização das redes sociais como ferramenta de publicidade, associativismo e cooperativismo são alguns dos temas abordados nas aulas. “A ideia é incentivar os jovens a montar o próprio negócio. Já surgiram várias ideias interessantes durante o curso”, relata a coordenadora do programa da Emater-DF, Adriana Dutra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nascido em 2019, o programa da Emater-DF já formou mais de 350 moradores das áreas rurais entre 16 e 29 anos em 15 turmas.

Crescimento profissional

Angela Maria, que cursa Agronomia no IFB, montou o negócio com plantas há quatro anos. “No futuro, quero montar uma floricultura”, planeja. Ela acredita que, com incentivo e força de vontade pessoal, é possível ao jovem de comunidades periféricas ou rurais alcançar sucesso profissional. “O Filhos Deste Solo ampliou minha visão e me mostrou que é possível fazer a minha atividade evoluir”, comemora.

*Com informações da Emater-DF