28/04/2023 às 18:12

GDF Presente recupera orla em Brazlândia e pavimenta avenida no Paranoá

Áreas próximas ao Lago Veredinha estão passando por reforma com o apoio de 200 alunos do programa RenovaDF

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Obras de pavimentação e recuperação de espaços públicos marcaram a semana do GDF Presente. Em Brazlândia, praças, parques e quadras poliesportivas localizados nas proximidades do Lago Veredinha passam por reformas. Já no Paranoá, obras de asfaltamento beneficiam o Estádio JK e a principal avenida da cidade.

Os serviços na orla do Lago Veredinha começaram pela limpeza da área e seguem com a pintura da quadra poliesportiva, a recuperação de calçadas, entre outros | Fotos: Divulgação/GDF Presente

A orla do Lago Veredinha está passando por um grande processo de recuperação. O GDF Presente tem contado com o apoio de 200 alunos do programa RenovaDF para reformar a área de 24,5 mil m², que oferece quadra poliesportiva, parquinhos e equipamentos de ginástica.

?Sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), o RenovaDF ensina noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, entre outras especialidades. Enquanto se qualificam, os aprendizes recuperam espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas e viadutos.

GDF Presente recupera orla em Brazlândia e pavimenta avenida no Paranoá

?“Os alunos começaram o trabalho nessa quarta-feira (26) e seguirão recuperando a orla por 90 dias”, afirma o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcacer. “O serviço começa pelo básico, com limpeza da área. Com o passar do tempo, eles vão aprendendo a trabalhar com pintura, serralheria e reforma de calçadas, entre outros serviços.”

?Tanto a quadra poliesportiva quanto os dois parquinhos da orla serão pintados e terão os alambrados reformados. Os equipamentos de calistenia e o anfiteatro passarão por limpeza e também ganharão pintura nova. Além disso, as calçadas da área serão recuperadas, com a correção de buracos e rachaduras.

?De acordo com o coordenador de Obras da Administração de Brazlândia, João Paulo Bonifácio, o trabalho vai se estender para três praças que ficam nas proximidades do Lago Veredinha. “Na Praça do Artesão, serão feitos serviços de capina, limpeza e recuperação de calçadas”, conta. “Já a Praça do Laço passará por capina, limpeza e pintura. Por fim, a Praça Central receberá plantio de flores”.

Acesso ao Estádio JK foi pavimentado pela equipe do GDF Presente

Pavimentação

No Paranoá, os serviços do GDF Presente ficaram concentrados nas vias da cidade. O acesso ao Estádio JK foi totalmente pavimentado, deixando no passado o histórico de desconforto enfrentado pelos frequentadores do local. “Na época de chuva, era muito difícil… Virava uma lama só”, recorda o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho.

Oito pessoas trabalharam na área de 2 mil m² ao longo dessa semana. “Fizemos a sub-base e a base da pista. E, ontem, concluímos a pavimentação com o uso de aproximadamente seis toneladas de massa asfáltica”, calcula Júnior. “O GDF Presente forneceu os equipamentos e a administração da cidade entrou com a mão de obra”.

Outra via que está recebendo asfalto novo no Paranoá é a principal avenida da cidade

?A Avenida Paranoá também tem passado por melhorias – a capa asfáltica da via será inteiramente substituída. “São cerca de 7 km de pista, 3,5 km de cada lado. Por conta da extensão, estamos fazendo a obra por parte”, explica Júnior. O primeiro trecho, de aproximadamente 1 km, foi concluído na quarta (26). Agora, esperamos a chuva dar uma trégua para podermos iniciar o segundo trecho”.

Confira outras ações do GDF Presente: