28/04/2023 às 18:59, atualizado em 28/04/2023 às 19:29

Monitoramento do Túnel de Taguatinga será feito pelo DER e pela SSP

Os órgãos serão responsáveis pelo trânsito e pela segurança no complexo viário, com vigilância por câmeras e presença de profissionais na sala técnica

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O Túnel de Taguatinga começou a receber os equipamentos que serão usados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a vigilância do complexo viário do ponto de vista de segurança e trânsito.

Foi instalada no meio de cada uma das passagens subterrâneas uma câmera de monitoramento. Além disso, radares de medição de velocidade foram implantados nas paredes dos dois túneis para que seja feita a fiscalização nas três faixas de rolamento. Inicialmente, a velocidade máxima será de 60 km/h para segurança dos usuários.

Equipamentos são instalados na Central de Controle Operacional (CCO) para conectar a obra viária à rede do governo | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

“Apesar de a obra estar sendo tocada pela Secretaria de Obras [e Infraestrutura], essa questão do monitoramento de câmeras, controle de velocidade, é algo que o DER já tem expertise. Então a gente está entrando com essa parte, como já fazemos nas principais rodovias do Distrito Federal”, explica o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior.

Na Central de Controle Operacional (CCO), uma das salas que integram a área de comando do Túnel de Taguatinga, também começaram a ser instalados equipamentos para conectar a obra viária à rede do governo (GDFNet), televisores para monitoramento e sensores de incêndio para acompanhamento dos profissionais do DER e da SSP.

“Essa é a principal qualidade do governo Ibaneis, que é a integração. Hoje estamos focados em atender a cidade e o motorista. Entendemos que quando juntamos forças a gente consegue um resultado com mais qualidade e eficiência”, define o presidente do DER.

Câmeras de segurança

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com a construção do novo túnel, a região central de Taguatinga passará a contar com mais 20 câmeras de videomonitoramento. Elas estão sendo instaladas ao longo de toda a extensão da obra.

Os equipamentos possibilitam o acompanhamento, em tempo real, de diversos tipos de situações, incidentes ou acidentes, permitindo às forças de segurança maior rapidez nas respostas e medidas a serem adotadas. Todas as forças de segurança do DF (PMDF, PCDF, CBMDF e Detran/DF) possuem acesso ao sistema de videomonitoramento da SSP.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, as câmeras aumentam a segurança em locais estratégicos. “O centro de Taguatinga é uma região que concentra um fluxo muito grande de pessoas e de veículos diariamente. Certamente, esse monitoramento inibe crimes e ajuda para que órgãos de governo atuem com mais rapidez. Isso gera mais segurança para os moradores e para quem trafega na região”, destaca Avelar.

Monitoramento do Túnel de Taguatinga será feito pelo DER e pela SSP