28/04/2023 às 20:14

Prêmio Catavento valoriza pesquisas em evento do HCB

Cerimônia de encerramento do Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, promovido esta semana pelo Hospital da Criança de Brasília, destaca o envolvimento de estudantes

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A programação científica do Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde foi encerrada na quinta-feira (27). Na cerimônia, foi lançado o Prêmio Catavento de Ciência Pediátrica – Pesquisa em Condições Raras e Complexas de Saúde da Criança e do Adolescente.

O Catavento de Ciência Pediátrica premiou a biomédica Marina Ribeiro, o biólogo João Lucas Souza e a estudante Beatriz Oliveira | Foto: Divulgação/HCB

Foram apresentados 99 trabalhos científicos, premiados em três categorias: melhores Pôster, Apresentação Oral e Trabalho Geral. Segundo a superintendente executiva do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e presidente do congresso, Valdenize Tiziani, “foram pesquisas de elevada qualidade. O prêmio é um simbolismo, um reconhecimento. Sintam-se premiados todos aqueles que participaram desse evento.”

O biólogo João Lucas Souza recebeu o prêmio de Melhor Trabalho Geral. Para ele, a programação do congresso confirmou a qualidade do HCB, que tem a pesquisa como uma de suas bases. “É muito bom ver como o hospital está em relação ao mundo: vimos palestrantes de outros países e percebemos que estamos, realmente, em um nível muito bom – e somos SUS!”, afirmou.

A biomédica Marina Ribeiro foi reconhecida pela Melhor Apresentação Oral: “Me sinto muito honrada. Ser reconhecida por pessoas que tanto admiro é incrível”. Já para a estudante de medicina Beatriz Oliveira, premiada pelo Melhor Pôster, o reconhecimento “é uma honra, uma conquista que faz todo o esforço valer a pena.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, celebrou o envolvimento, principalmente, dos estudantes que inscreveram suas pesquisas no congresso. Segundo a diretora, “eles estão vibrando com a energia que fez o Hospital da Criança de Brasília nascer e que o mantém até hoje”. Magalhães também destacou a importância do trabalho em conjunto e agradeceu a participação dos especialistas de fora do Brasil que se dispuseram a dar palestras e compartilhar suas experiências.

A diretora clínica do Hospital da Criança de Brasília, Elisa de Carvalho, também ressaltou a colaboração com profissionais de outras instituições: “O sonho é que nosso trabalho floresça e dê vida e qualidade de vida para todas as crianças. Construímos isso com a ajuda de muitas pessoas, ao longo de muitos anos – então, é um privilégio ter a sorte de estar nesse caminho e ter encontrado pessoas com o ideal nobre de um serviço público de qualidade”.

*Com informações do HCB