28/04/2023 às 09:01, atualizado em 28/04/2023 às 16:30

Seminário discute saneamento na bacia do Rio Melchior

Evento contará com representantes dos órgãos envolvidos no manejo do corpo hídrico

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) promove, na próxima terça (2), o seminário Saneamento na Bacia do Rio Melchior. Durante o evento, serão apresentadas as questões técnicas relacionadas à bacia hidrográfica do Rio Melchior. O encontro será realizado no Espaço Cultural Caesb, localizado em Águas Claras.

O objetivo é discutir a bacia do Rio Melchior junto aos diversos usuários e partes interessadas para ações mais efetivas e que tragam o retorno de forma mais célere para a sociedade.

O Rio Melchior é formado pela confluência dos córregos Gatumé e Taguatinga. A partir deste ponto, o Rio Melchior está classificado como Classe IV, segundo o enquadramento dos corpos hídricos definido pela sociedade por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica – pois, neste trecho, o rio passa a receber o efluente tratado em nível terciário nas estações de tratamento de esgoto (ETEs) Melchior e Samambaia. As duas estações atendem aproximadamente 1,3 milhão de moradores de Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Pôr do Sol, Sol Nascente, Samambaia e parte de Águas Claras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O corpo hídrico também recebe o efluente da estação de tratamento de chorume próxima, de indústrias instaladas ao longo de sua extensão, assim como a contribuição de outras atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica, como pecuária e agricultura.

Além das equipes da Caesb, estarão presentes ao evento representantes do Comitê Distrital da Bacia Hidrográfica Paranaíba DF (CBH Paranaíba), da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), das secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e de Educação (SEE), do Instituto Brasília Ambiental, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) e da sociedade civil.

Serviço

Seminário Saneamento na Bacia do Rio Melchior
? Data: terça-feira (2)
? Horário: das 9h às 17h
? Local: Espaço Cultural Caesb – Av. Sibipiruna, Lotes 13/21, Centro de Gestão Águas Emendadas, Águas Claras.

*Com informações da Caesb