02/05/2023 às 16:07, atualizado em 02/05/2023 às 16:21

Força-tarefa minimiza danos após chuvas do fim de semana

Entre as áreas afetadas, está o Hmib, que não interrompeu o atendimento em nenhum momento

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Na manhã desta terça-feira (2) o GDF promoveu uma força-tarefa para trabalhar na desobstrução de vias e reparação de danos causados pelas chuvas do último fim de semana. A  iniciativa envolveu a Administração do Plano Piloto, o SLU, a Novacap, empresas terceirizadas, reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Secretaria de Obras e equipes do programa GDF Presente.

Equipes têm agido com rapidez para garantir a segurança de todos | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

No Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), um dos locais atingidos pela chuva, foi feita a lavagem do asfalto e desobstrução das bocas de lobo. Segundo a diretora de assistência do hospital, Andréia Regina Araújo, desde o primeiro momento das chuvas, o hospital não teve o atendimento afetado. “Houve alagamento dos corredores, mas os serviços não foram interrompidos”, relata a gestora. “Hoje a limpeza está sendo apenas na área externa”. 

Diretora de assistência do Hmib, Andréia Regina Araújo afirma que houve alagamento dos corredores do hospital, “mas os serviços não foram interrompidos”

Além do Hmib, as equipes do GDF também executam ações de limpeza nas tesourinhas, no 6º Batalhão da Polícia Militar do DF (6º BPMDF), na Feira da Torre, no Deck Sul, em quadras da Asa Sul e Asa Norte e em diversas outras localidades do Plano Piloto.

“É um serviço de limpeza das áreas de pronto atendimento para que [as pessoas] transitem livremente e com segurança”, ressalta o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César de Oliveira.

Coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César de Oliveira explica que foi feita “a limpeza das áreas de pronto atendimento para que [as pessoas] transitem livremente e com segurança”

Limpeza de vias

Vias da L2 Norte, na altura da SQN 406, em frente ao Pão de Açúcar, foram liberadas para diminuir o risco de acidentes. Equipes de drenagem do SLU também auxiliaram na desobstrução de tesourinhas e viadutos, atuando na limpeza das passagens subterrâneas.

O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) disponibilizou dez caminhões basculantes para recolher o lixo verde gerado pela queda de árvores, além de dez caminhões-pipa para lavar estacionamentos e tesourinhas. Três caminhões hidrojatos estão sendo utilizados nas lavagens mais pesadas e na desobstrução de bocas de lobo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, comentou das ações executadas pela administração em conjunto com a Novacap, o GDF presente e o próprio corpo da PM para minimizar os danos que atingiram o 6º batalhão da PMDF em decorrência das chuvas.

“Vamos combinar com a parte técnica para ver o que podemos fazer para minimizar essa entrada da água aqui dentro do batalhão, como ocorreu, para que a gente possa prevenir e resolver esse problema”, ressalta o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Força-tarefa minimiza danos após chuvas do fim de semana