02/05/2023 às 09:51, atualizado em 02/05/2023 às 10:33

Projeto leva teatro de bonecos para idosos no DF

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura, espetáculo que estimula o uso das plantas como processo curativo está em cartaz com apresentações gratuitas

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A terça-feira (2) começou com alegria para os moradores de Santa Maria que, logo no início da manhã, compareceram à UBS 2 para assistir ao espetáculo O Despertar de Maricotinha. Voltada ao público idoso, a peça, cujo elenco é todo formado por bonecos, divulga o uso de plantas para estimular o contato com a terra, proporcionando momentos de relaxamento e distração que favorecem a cura física e emocional. Às 14h, a atração será exibida no Lar Francisco de Assis, no Park Way.

Lúcia Corrêa interage com a plateia por meio da manipulação dos bonecos: diversão e aprendizado para todas as idades | Fotos: Divulgação/Secec/@olaamiss

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o espetáculo, que vem sendo apresentado desde 27/4, está em cartaz itinerante e segue com sessões durante toda esta semana. Além da locação de ônibus, em todas as sessões há um intérprete de Libras e até audiodescrição, realizada em parceria com a equipe da Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taguatinga.

[Olho texto=”Ao fim da sessão, a plateia recebe mudas de plantas medicinais distribuídas pela produção da peça ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Despertar de Maricotinha narra a história de uma avó que ensina tudo sobre as plantas para sua netinha, mostrando tratamentos medicinais elaborados com ervas. Resistente no começo da narrativa, a netinha vai aos poucos despertando para os conhecimentos divulgados pela avó. A peça já foi apresentada em três locais do Gama: o Centro de Convivência, a Paróquia São Sebastião e o Parque do Setor Leste.

A montagem também é apresentada para crianças, que demonstram gostar muito da história

Ao som de uma viola, as cenas transcorrem com diálogos que, inspirados no cordel, são todos feitos em rimas. O cenário é colorido, ornamentado com plantas naturais e bonecos feitos de cabaça. Ao final do espetáculo, são distribuídas para a plateia 50 mudas de plantas, como manjericão, alecrim, camomila, erva cidreira, camomila, entre outras ervas. “Fazemos isso para que transcenda o espetáculo, com o objetivo de multiplicar os ensinamentos da história”, ressalta a criadora do espetáculo, Lúcia Corrêa. 

Troca de ensinamentos

[Olho texto=”“As práticas naturais têm o poder de reavivar as memórias, resgatar a vontade de viver e incentivar formas mais naturais de tratamento”” assinatura=”Lúcia Corrêa, diretora do espetáculo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Lúcia tem 54 anos e atua no teatro desde os dez. Ex-professora da Secretaria de Educação (SEE), ela atualmente trabalha levando o projeto do espetáculo a diversas regiões do DF. 

A ideia nasceu em 2007, quando ela participou do encontro Raízes, que acontece todos os anos na Chapada dos Veadeiros (GO) reunindo raizeiros, parteiras, benzedeiras, pajés e aprendizes dos saberes tradicionais de cura. A partir da reunião com esse público, a professora ficou inspirada a divulgar, por meio do teatro de bonecos, a importância das plantas na manutenção da saúde.

Ao lado da musicista Chrys Pereira, Lúcia criou a companhia de teatro de bonecos Voar, elaborando o espetáculo para disseminar os ensinamentos que teve na infância com sua mãe. “As práticas naturais têm o poder de reavivar as memórias, resgatar a vontade de viver e incentivar formas mais naturais de tratamento”, afirma Lúcia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A música, ressalta ela, é uma parte muito importante do projeto, pois os efeitos sonoros e as melodias compostas com viola ambientalizam a narrativa para uma casa de avó interiorana e intensificam a narrativa.

“O público tem se sentido agradecido”, conta. “Há um bate-papo no final, e as senhoras relatam como se sentiram em casa, no aconchego do lar, durante o espetáculo. Nós temos aprendido muito com elas; há essa troca de saberes linda.”

?Programação

O Despertar de Maricotinha
Criação, interpretação, cenário e manipulação dos bonecos: Lúcia Corrêa. Música e efeitos sonoros: Chrys Pereira e Antônio Alencar Sampaio. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

? Terça (2)
8h: UBS 2 de Santa Maria
14h: Lar Francisco de Assis, Park Way

? Quarta (3)
14h: Lar dos Velhinhos, Park Way

? Quinta (4)
18h: Praça Central de Vargem Bonita

? Sábado (6)
10h: Centro Olímpico de Santa Maria
17h: Praça da Quadra 40, Setor Central, Gama.

Projeto leva teatro de bonecos para idosos no DF