02/05/2023 às 20:32

Seminário discute impacto ambiental na bacia do Rio Melchior

Secretaria do Meio Ambiente e de Proteção Animal participou de evento promovido pela Caesb

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria do Meio Ambiente e de Proteção Animal esteve presente, nesta terça-feira (2), no seminário Saneamento na Bacia do Rio Melchior, promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no Espaço Cultural Caesb.

O Rio Melchior é um tributário do Rio Descoberto, afluente do Rio Paranaíba no Distrito Federal. A preocupação com o rio vem da alta carga de poluentes que está sendo lançada no curso d’água, bem como a rápida urbanização que a região vem sofrendo, o que aumenta a pressão sobre a qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, “o adensamento populacional no território causa considerável impacto ambiental”.

O secretário Gutemberg Gomes afirmou que a pasta tem participado das discussões técnicas a respeito da qualidade ambiental do Rio Melchior e buscado soluções eficazes para minimizar os impactos | Foto: Divulgação/Sema

“Ressalto que a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal tem acompanhado de maneira ativa e participado das discussões técnicas a respeito da qualidade ambiental do Rio Melchior, buscando soluções eficazes para minimizar os impactos”, destacou o titular da pasta.

Na ocasião, foram apresentadas ainda as questões técnicas relacionadas à bacia hidrográfica do Rio Melchior e discutidas, junto aos diversos usuários e partes interessadas, ações efetivas e que tragam retorno para a sociedade.

O evento também contou com representantes do Instituto Brasília Ambiental, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), do Comitê Distrital da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba DF (CBH Paranaíba – DF) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente