03/05/2023 às 15:11

Aluno da rede pública conquista bolsa para estudar no exterior

Jovem, de 17 anos, formou-se no ensino médio em uma escola de educação bilíngue de Taguatinga

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Aluno da rede pública de ensino desde os 4 anos, o estudante Jefferson Antônio de Souza Ferreira, 17, foi contemplado com uma bolsa de estudos para cursar a engenharia civil na Universidade de Jaén, na Espanha. Ele concluiu o ensino médio em 2022 no CEM 03 de Taguatinga, uma das três escolas onde funciona o Programa de Educação Bilíngue Intercultural (Pebi).

Jefferson com a vice-diretora da escola, Fabiana Matos: “Sempre tive foco naquilo que eu almejava alcançar, e me esforcei, estudando, tendo em mente o objetivo de alcançar boas notas para obter a bolsa” | Foto: Jotta Casttro/SEE

A Secretaria de Educação (SEE) tem parceria com três embaixadas para oferecer o ensino de disciplinas estrangeiras aos estudantes. O Pebi funciona em três escolas piloto: no Centro Educacional do Lago Norte (CedLan), com ensino de francês; no Centro Educacional do Lago (CEL), que oferece inglês, e no Centro de Ensino Médio de Taguatinga, onde há aulas de espanhol.

[Olho texto=”“É uma janela de oportunidades que se abre na vida desse rapaz. Certamente será um divisor de águas e um avanço em sua vida pessoal e profissional”” assinatura=”Fabiana Alves de Matos, diretora do CEM 03 de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de ensinar o idioma, o Pebi é voltado à qualificação e à expansão da cultura dos países entre os alunos. No CEM 03 de Taguatinga, a Embaixada da Espanha também oferece,  anualmente, uma bolsa de estudos na Universidade de Jaén para um curso na área de engenharia.

Jefferson soube aproveitar a oportunidade: “Fiquei lisonjeado em saber que eu tinha conseguido a bolsa, que me dediquei tanto para conquistar. Sempre tive foco naquilo que eu almejava alcançar, e me esforcei, estudando, tendo em mente o objetivo de alcançar boas notas para obter a bolsa”. 

Custos

Profissionais que atuam na escola comemoram a vitória do jovem. “Para toda equipe do CEM 03 de Taguatinga, essa conquista do nosso estudante gerou um sentimento de orgulho e alegria”, afirma a vice-diretora da instituição, Fabiana Alves de Matos. “É uma janela de oportunidades que se abre na vida desse rapaz, que sempre foi muito educado, dedicado e generoso com seus colegas. Certamente será um divisor de águas e um avanço em sua vida pessoal e profissional”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do desejo de estudar na Espanha, são critérios para concorrer à bolsa poder contar com o apoio e suporte da família, ter interesse em um curso na área de engenharia e obter média superior a oito pontos no ensino médio – a de Jefferson foi 9,2.

O programa 

O Pebi busca desenvolver habilidades de comunicação em diferentes contextos e estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural e linguística, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para atuar no mercado de trabalho.

Em 2019, o programa foi implementado em três escolas e contou com apoio dos governos francês, espanhol e estadunidense, por meio de suas embaixadas e entidades culturais. Em 2021, foi assinado um protocolo de intenções entre a SEE e o Goethe-Institut para o ensino de alemão. 

*Com informações da Secretaria de Educação