03/05/2023 às 20:00, atualizado em 03/05/2023 às 20:15

GDF Presente e RenovaDF reformam orla do Lago Veredinha

Em Vicente Pires, foram instaladas 12 novas tampas de concreto e duas de ferro fundido em bocas de lobo nas Ruas 3, 5, 8 e 12, na Colônia Agrícola Samambaia e na Travessa 3

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Em Brazlândia, o Polo Oeste atua em conjunto com o RenovaDF, programa de aprendizagem e recuperação de espaços públicos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). A equipe é formada por servidores do GDF Presente e 200 alunos do programa. “Damos suporte aos estudantes, que estão aprendendo a trabalhar na área de construção civil”, explica o coordenador do Polo Oeste, Elton Walcacer.

Alunos do RenovaDF trabalham na fresagem, limpeza e capina na orla do Lago Veredinha, em Brazlândia | Fotos: Divulgação/GDF Presente

?Desde o final de abril, o time trabalha na orla do Lago Veredinha, com o objetivo de reformar a área de 24,5 mil m², que oferece quadra poliesportiva, parquinhos e equipamentos de ginástica. Nesta semana, o foco tem sido a reconstrução das muretas de proteção, além da capina, varrição e limpeza da orla. As ações de manutenção também foram executadas na Praça do Laço.

Em Vicente Pires, o programa GDF Presente instalou, nesta terça-feira (2), novas tampas de bocas de lobo em pontos que estavam sem a proteção. No total, foram utilizadas 12 tampas de concreto e duas de ferro fundido. Participaram seis reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), além de servidores do programa e da administração regional.

GDF Presente atuou na reposição de tampas de bocas de lobo em ruas de Vicente Pires

?Na Rua 5, houve a instalação de cinco grelhas de concreto. Já na Rua 3, na Marginal da Rua 12, na Rua 12, na Travessa 3 e na Quadra 105 da Colônia Agrícola Samambaia, foram fixadas sete lajes de concreto. A diferença entre grelhas e lajes é que o primeiro modelo costuma ser instalado diretamente na via, próximo a meios-fios, enquanto o segundo é usado em calçadas. Na Rua 8, foram fixadas duas tampas de ferro fundido em poços de visita (PV).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?“São aquelas tampas redondas, que ficam no meio das vias. Usamos ferro fundido por conta do alto fluxo de carros e veículos pesados”, explica o coordenador do Polo Central 2, Rodrigo Caverna, sobre as tampas de PV. Ele acrescenta que todas as proteções utilizadas na ação foram obtidas por meio de uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

GDF Presente e RenovaDF reformam orla do Lago Veredinha

?O administrador regional de Vicente Pires, Gilvando Galdino, comenta que a troca e a instalação de novas tampas visam garantir a segurança e o bem-estar da população. “A falta de manutenção dessas tampas pode causar acidentes e prejuízos materiais, além de prejudicar o escoamento adequado das águas pluviais, o que pode levar a alagamentos e transtornos para a população”, observa.

Confira mais ações do GDF Presente: