03/05/2023 às 15:52

Oficinas unem percussão e empoderamento feminino

O Batuqueiras ComVida vai promover, gratuitamente, rodas de arte e autoconhecimento neste mês

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Musicalização, expressão corporal, poesia e meditação. Durante todos os sábados de maio, o grupo de percussão feminino Batuqueiras vai promover rodas de arte e autoconhecimento em Taguatinga. É o projeto Batuqueiras ComVida, que oferece oficinas voltadas para mulheres cis e trans a partir dos 12 anos. Quem quiser participar de um ou mais encontros pode se inscrever gratuitamente, até sexta-feira (5). As vagas são limitadas.

As oficinas do projeto Batuqueiras ComVida contarão com a participação de sete artistas convidadas | Fotos: Alice Lira/Cinese Audiovisual

Em sua segunda edição, o projeto integra música e arteterapia, percorrendo o maracatu, o coco e a ciranda. “Até pouco tempo atrás, esses ritmos tinham uma forte predominância masculina”, conta a terapeuta Tay Estrela, artista integrante do Batuqueiras. “Nosso objetivo é trazer as mulheres para esse lugar de empoderamento por meio da percussão, para que possam encontrar seu próprio poder, sua própria beleza por meio da música”.

Os encontros serão na Casa Kaluanã, espaço localizado no Mercado Sul. Para se inscrever, basta preencher este formulário, disponível no perfil de Instagram do grupo. “Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio de musicalidade, basta ter vontade de conhecer esse universo mágico na percussão”, garante Tay. Todas as oficinas terão interpretação em Libras.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira edição do Batuqueiras ComVida foi realizada em 2016. “Naquela época, não tínhamos a ajuda do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] e não pudemos oferecer uma estrutura melhor”, comenta Tay. “Desta vez, recebemos R$ 60 mil em recursos, e conseguimos até montar um espaço para receber crianças entre 3 e 11 anos de idade, filhos de participantes que não contam com uma rede de apoio”.

Todas as oficinas do projeto terão a participação de sete artistas convidadas. Confira abaixo a programação dos encontros.

Batuqueiras ComVida

Sábado (6) – 1º encontro

? 14h às 16h – Oficina vivencial Expressão Básica, com Shaira

? 16h às 18h – Oficina vivencial Expressão Criativa, com Luciana Meireles

Dia 13 – 2º encontro

? 14h às 16h: Oficina vivencial Expressão Solar, com Lília Diniz

? 16h às 18h: Oficina vivencial Expressão Viva, com Thabata Lorena

Dia 20 – 3º encontro

? 14h às 16h – Oficina vivencial Expressão Vocal, com Maísa Arantes

? 16h às 18h – Oficina vivencial Expressão Plena, com Mariana Vasconcelos

Dia 27 – 4º encontro

? 15h às 17h – Oficina vivencial Expressão Total, com Martinha do Coco.