03/05/2023 às 18:56, atualizado em 30/05/2023 às 20:21

Sala do Túnel de Taguatinga é projetada para abrigar geradores

‌Localizado na central de comando, o espaço oferece boa ventilação e saída para eliminação de gases

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Os geradores do Túnel de Taguatinga ficarão abrigados em uma sala especialmente projetada para eles na central de comando. O espaço atende a uma série de especificações exigidas pelos robustos aparelhos. Além de oferecer entrada e saída de ar, o local conta com abertura destinada à eliminação de gases.

Três geradores vão garantir autonomia de até três horas aos equipamentos do Túnel de Taguatinga | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O funcionamento eficiente e seguro dos geradores depende muito de um bom fluxo de ar. “Cada um dos equipamentos tem dois atenuadores de ruído que, além de reduzir o barulho, garantem o arrefecimento do motor”, explica o engenheiro eletricista Renato Sales Santos. “A alvenaria da sala precisa ser construída ao redor desses atenuadores, de forma que eles fiquem em contato com poços de ventilação”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A parede do local também precisa ter pequenas aberturas usadas para eliminar os gases provenientes da combustão do diesel. “O escapamento do gerador passa pelos recortes, sobe pelo poço de ventilação e joga esse produto já filtrado para fora”, conta Renato. “É como um veículo, que também precisa expelir os gases”.

Sala do Túnel de Taguatinga é projetada para abrigar geradores

Ao todo, três geradores vão garantir autonomia de até três horas aos diversos equipamentos do Túnel de Taguatinga. “O menor deles, com 375 KVA, vai atender o sistema de iluminação e o nobreak”, conta Renato. “Já os dois maiores, de 750 KVA cada, manterão em funcionamento os jatos ventiladores e as bombas hidráulicas de combate a incêndio”.