03/05/2023 às 14:16, atualizado em 04/05/2023 às 08:58

Seis motivos que tornam o Aeroporto de Brasília um dos melhores do país

Confira todas as ações e serviços do GDF para acolher quem embarca e desembarca no local, que completa 66 anos nesta quarta-feira (3)

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Antes mesmo de Brasília ser fundada, o aeroporto da cidade, feito de madeira, com uma pista de pouso de terra batida, recebia os trabalhadores responsáveis pela construção da capital do país. Inaugurado em 1957, o terminal completa 66 anos nesta quarta-feira (3). O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos mais importantes do país, conectando milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais — mobilidade incentivada pela redução de 12% para 7%, determinada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), no ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV).

O Aeroporto de Brasília possui a maior capacidade de pista do país, podendo operar 80 voos por hora | Foto: Bento Viana/Divulgação

Seis razões tornam o aeroporto do quadradinho um dos mais importantes do Brasil:

? É o único, na América do Sul, que conta com pousos simultâneos;
? É o único, no país, que faz ligação para todas as capitais brasileiras;
? É o terceiro maior aeroporto do país, ficando atrás apenas de Guarulhos e Congonhas, ambos localizados no estado de São Paulo;
? Possui a maior capacidade de pista do país, podendo operar 80 voos por hora;
? Comporta até 70 aeronaves no estacionamento do pátio;
? Promove voos diretos internacionais para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Buenos Aires e Lima.

O presidente Juscelino Kubitschek e o primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro, no aeroporto da cidade, em 1957 | Foto: Arquivo Público do DF

Cerca de 11 mil pessoas trabalham no terminal e mais de 3,5 milhões de viajantes circularam pelo aeroporto somente nos três primeiros meses deste ano. Para oferecer mais comodidade e segurança às pessoas que passam diariamente ou só de visita pelas áreas adjacentes, o GDF tem investido em uma série de benfeitorias na região.

Os passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek contam com cerca de 135 lojas no terminal que vendem roupas, acessórios, souvenirs, além de ter diversos cafés, bares e restaurantes. O terminal é um dos maiores do Brasil, com mais de 120 mil m² e 51 portões de embarque.

Segurança

Em parceria com a equipe da Inframerica, empresa que administra o Aeroporto de Brasília, os agentes do Departamento de Trânsito (Detran) promovem ações semanalmente no combate ao transporte pirata. Além disso, o Detran faz o monitoramento e a fiscalização por meio de câmeras de segurança no embarque e desembarque, para melhorar o fluxo de veículos no local.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) promove o policiamento contínuo no local. O Batalhão de Policiamento Turístico faz rondas no local para assegurar a segurança de quem passa pelo aeroporto. A PMDF também atua em parceria com os outros órgãos do GDF e com a Inframerica no combate ao transporte pirata.

Mais de 3,5 milhões de viajantes passaram pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek somente nos três primeiros meses deste ano | Foto: Bento Viana/Divulgação

Iluminação pública

Por meio de uma parceria entre a Inframerica e a CEB Ipes, houve investimento na iluminação nas vias marginais que ligam as concessionárias de veículos ao terminal aéreo e na via que segue até a Base Aérea. Cerca de 106 postes foram instalados, todos com luminárias de LED, mais eficientes, sustentáveis e econômicas. A Inframerica investiu mais de R$ 340 mil no projeto, e à CEB coube executar a obra.

Serviços

Para quem precisa de algum serviço do Detran, há a possibilidade de ter o atendimento na unidade do aeroporto. Os serviços mais procurados são transferência de propriedade, alteração de categoria, primeiro emplacamento e coleta biométrica, que é feita sem a necessidade de agendamento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Somente em março, foram 1.330 atendimentos de habilitação e veículos no posto do aero. Já com relação a biometria, foram 2.214 atendimentos nos três primeiros meses do ano. A novidade é que, em breve, o Detran vai oferecer a possibilidade de realizar a prova teórica para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O posto funciona das 7h às 18h, e o cidadão que utilizar os serviços do Detran tem 50% de desconto na tarifa de estacionamento nas duas primeiras horas. Para fazer jus ao desconto, é necessário que o serviço utilizado não seja oferecido pelo aplicativo Detran Digital, ou seja, exija a presença do cidadão ao atendimento. Depois de realizado o serviço, a pessoa recebe um voucher do servidor do Detran que a atendeu e apresenta no caixa da empresa de estacionamento.

Transporte público

Desde o início de abril, a população do DF conta com linha direta aos finais de semana que liga ao aeroporto. Aos sábados e domingos, os passageiros podem utilizar a linha 073.4, que faz o trajeto circular entre a estação do BRT do Park Way e o aeroporto. Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibiliza várias opções de linhas de ônibus para o aeroporto, contemplando todo o DF.

O sistema de transporte público coletivo é operado por meio de linhas integradas, e para o aeroporto há três pontos principais de integração: o terminal do BRT no Park Way; o Terminal da Asa Sul (TAS), que permite a integração com diversas linhas de ônibus e com o metrô, e a Rodoviária do Plano Piloto, onde é possível fazer integração com o BRT, o metrô e linhas de ônibus para todo o DF.

As 12 linhas diretas para o aeroporto oferecem, juntas, mais de 360 viagens por semana. Elas permitem integração em diversos pontos e na Rodoviária do Plano Piloto.

Seis motivos que tornam o aeroporto de Brasília um dos melhores do país