04/05/2023 às 17:29, atualizado em 05/05/2023 às 11:25

Defensoria oferece assistência jurídica gratuita nesta sexta (5)

Unidade móvel estará no Guará, das 8h às 18h, em comemoração ao aniversário da cidade; no sábado (6) haverá atendimentos na Vila Planalto

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestará serviços no Guará em comemoração ao 54º aniversário da região administrativa. O evento será realizado na sexta-feira (5), das 8h às 18h. O atendimento estará disponível na administração regional da cidade para oferecer, gratuitamente, assistência jurídica e psicossocial, orientações e esclarecimentos sobre direitos e demais serviços da instituição.

Arte: Divulgação/DPDF

A presença da DPDF no evento reforça o compromisso da instituição em levar seus serviços à população e garantir o acesso à justiça e à cidadania. A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante é uma das principais ferramentas da DPDF para atender à população que não tem acesso fácil aos serviços da instituição, principalmente em regiões mais afastadas do centro da cidade.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a ação será uma ótima oportunidade para os moradores da região terem acesso a diversos serviços e atividades, além de conhecerem mais sobre os direitos e deveres de cada cidadão. “A presença da DPDF na ocasião é mais uma iniciativa que visa aproximar a instituição da população e garantir que todos tenham acesso à justiça e aos seus direitos”, reforçou.

Vila Planalto

No sábado (6), a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF estará na Vila Planalto (SCEN Trecho 1, Rua do Campo), participando da ação social Fecomércio Mais Perto de Todos, evento que conta com apoio da Administração do Plano Piloto. A DPDF vai oferecer atividades relacionadas à garantia de direitos fundamentais a famílias em situação de vulnerabilidade. O veículo conta com 15 guichês de atendimento e uma sala de mediação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Unidade Móvel de Atendimento Itinerante

Inaugurada em 2021, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF é uma ferramenta de acesso à Justiça que descentraliza o atendimento dos núcleos de assistência jurídica da defensoria e a aproxima das comunidades hipossuficientes. O equipamento móvel percorre diversas regiões administrativas do DF para cumprir sua missão de garantir direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade. Nos últimos 12 meses, mais de 6 mil pessoas receberam atendimento da unidade.

No veículo, estão disponíveis todos os serviços básicos da Defensoria Pública do DF e outras especificidades, de acordo com o estudo prévio das demandas de cada região. A unidade também executa ações relacionadas a adoção, internação compulsória para tratar drogadição, alvará judicial para viagem internacional de menores, defesa em ações de acolhimento institucional e destituição do poder familiar, entre outras.

Periodicamente, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante visita presídios para prestar assistência jurídica e fiscalizar as condições de saúde, alimentação e contato dos presos e presas com seus familiares.

*Com informações da DPDF