04/05/2023 às 14:34, atualizado em 09/05/2023 às 09:32

Maio Amarelo completa dez anos com redução histórica de acidentes fatais

No primeiro trimestre de 2023, foram 47 vítimas fatais, o menor número já registrado desde 2014; campanha vai realizar uma série de ações educativas neste mês

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O Maio Amarelo é a principal campanha, em nível nacional, de prevenção de acidentes fatais no trânsito. O movimento completa uma década neste ano – quando o tema da ação, No trânsito, escolha a vida!”, foi adotado para reforçar a importância da iniciativa. Desde sua criação, o primeiro trimestre de 2023 foi o período em que houve o menor registro de acidentes fatais no Distrito Federal, com 47 vítimas. Este número é 27% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos.

O tema da campanha Maio Amarelo neste ano é ‘No trânsito, escolha a vida!’ | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A queda histórica no número de vítimas fatais em acidentes é um reflexo das ações estratégicas traçadas pelas equipes do Departamento de Trânsito (Detran) e direcionadas aos três personagens envolvidos no trânsito: o motorista, o pedestre e o ciclista.

As pesquisas e os dados são o que nos guiam. Por meio dessas estatísticas, a gente analisa os locais em que há focos de acidente para traçar ações educativas à população daquela região”, explicou a diretora de educação de trânsito do Detran, Paula Nunan.

O tema da campanha Maio Amarelo neste ano é ‘No trânsito, escolha a vida!’ | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As ações educativas e preventivas ocorrem de maneira contínua em todas as regiões do DF, mas com prioridade naquelas em que há maior registro de acidentes e de maneira mais intensificada durante o mês de maio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Detran prevê cerca de 150 atividades durante todo o mês. O objetivo é diminuir ainda mais o número de vítimas fatais no DF.

Nós vamos intensificar nossas ações neste mês. São iniciativas bastante diversificadas, como o passeio ciclístico em Águas Claras, no aniversário da cidade, campanhas em portas de escolas e nas universidades e blitzes educativas; palestras em locais com grande circulação”, complementou.

A queda no número de vítimas fatais em acidentes é reflexo das ações estratégicas do Detran | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O encerramento da programação ocorrerá na sede do Detran, com ações educativas direcionadas aos pedestres, ciclistas e condutores sobre os procedimentos de segurança na via pública.

Confira aqui a programação completa.