04/05/2023 às 19:31, atualizado em 04/05/2023 às 20:00

Edículas protegem escadas no boulevard do Túnel de Taguatinga

Construções de alvenaria impedem a entrada de pessoas não autorizadas na central de comando do complexo viário

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Entre paradas de ônibus, pistas exclusivas para BRT e estacionamentos, duas pequenas construções feitas em alvenaria chamam a atenção no boulevard do Túnel de Taguatinga. Localizadas uma de cada lado da Avenida Comercial, as edículas protegem o acesso a duas escadas do complexo viário. Uma delas já está pronta, logo em frente à Praça do Relógio. A outra, no lado sul da cidade, está sendo erguida.

Escadas do túnel ficarão protegidas por edículas de concreto, o que garante a segurança de todos os usuários | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Túnel de Taguatinga conta com três escadas, que poderão ser usadas como rota de fuga ou como acesso de serviço ao complexo viário. A construção das estruturas começou em dezembro e já foi totalmente finalizada.

?“Começamos pela escada central, com 26 degraus que saem da central de comando e levam até o boulevard”, conta o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela obra. “Depois, a maior delas ficou pronta, com 63 degraus que levam do lado norte da passagem até a área externa.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?A última a ser entregue foi erguida no túnel sul, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). São 37 degraus que dão acesso à central de comando.

?Todas as escadas ficarão confinadas por edículas de concreto – a última delas é a que está em construção no boulevard. Dentro do Túnel de Taguatinga, a medida garante a segurança dos motoristas, evitando o uso indevido das estruturas. Fora da passagem subterrânea, impede que pessoas não autorizadas entrem na central de comando do complexo viário.

?“Os acessos serão todos protegidos com portas corta-fogo munidas de barra antipânico”, detalha André Borges. “De dentro para fora do túnel, qualquer um pode abri-las, basta pressionar a barra. De fora para dentro, só consegue entrar quem tem a chave.”

Edículas protegem escadas no boulevard do Túnel de Taguatinga