05/05/2023 às 17:37

Ceilândia ganhará rotas acessíveis e ciclovia

Obras da Novacap incluem construção de rampas e criação de estacionamentos

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Ceilândia vai ganhar mais mobilidade urbana e inclusão social para portadores de deficiência com a implantação de rotas acessíveis nas QNNs 23, 16, 31 29, 21, que dão acesso às estações Terminal Ceilândia e Ceilândia Norte do metrô. O projeto também prevê uma ciclovia que ligará a área da Faculdade Iesb, passando pela EQNN 21/23, à ciclovia existente na Via Oeste, na altura da QNN 22.

“Essa obra de acessibilidade inclui rampas, criação e organização dos estacionamentos, arborização, implantação de estrutura cicloviária, além de melhoria em sete pontos de paradas de ônibus, beneficiando os moradores de Ceilândia e contribuindo para melhor qualidade de vida da população”, declarou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Projeto surgiu após relatório da DF Legal apontar pontos de melhorias na mobilidade da região | Foto: Novacap/ Divulgação

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh) e enviado à Administração de Ceilândia, surgiu após um relatório realizado pela secretaria DF Legal, que apontou pontos de melhorias na transitabilidade da região. “O projeto Rota Acessível é de suma importância, já que temos o problema de acessibilidade na cidade. Recebemos diversas demandas de entidades de pessoas com necessidades especiais que necessitam de auxílio para locomoção. A obra facilitará a mobilidade e dará mais conforto aos cidadãos”, afirma o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida.

O diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz, explica que “essa ação não interfere nas redes em subsolo e considera a preservação dos postes existentes, evitando a necessidade de remanejamento e agilizando a obra. As intervenções ocorrerão apenas na substituição de pavimento e implantação de plataformas, sem atingir profundidade superior a 20 cm.”

*Com informações da Novacap