05/05/2023 às 18:01

DF Livre de Carcaças recolhe 34 veículos abandonados em Águas Claras

Pela primeira vez na região administrativa neste ano, a quantidade retirada das ruas da cidade eleva para 386 o número de carros atingidos pela operação em 2023

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Operação DF Livre de Carcaças esteve em Água Claras nesta semana. Após a retomada da ação, em março deste ano, é a primeira vez que as equipes visitaram a região. Foram retirados 34 veículos abandonados nos três dias de operação – entre terça (2) e quinta-feira (4). Com a ação, chega a 386 o número de veículos recolhidos das ruas do Distrito Federal neste ano.

[Olho texto=”“A retirada de veículos abandonados foi apontada como uma das ações necessárias para o aumento da sensação de segurança da população. O cidadão não se sente seguro ao passar por uma rua que tenha uma carcaça, que pode ser usada como esconderijo ou mesmo como ponto para usuários de drogas”” assinatura=”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de contribuir para a sensação de segurança da população, a retirada de veículos abandonados tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

“A retirada de veículos abandonados foi apontada como uma das ações necessárias para o aumento da sensação de segurança da população. O cidadão não se sente seguro ao passar por uma rua que tenha uma carcaça, que pode ser usada como esconderijo ou mesmo como ponto para usuários de drogas”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “O mapeamento do material contou com o apoio da administração regional e do conselho de segurança local, que foi essencial”, completa Avelar.

Além de atender questões de segurança e saúde pública, a ação do DF Livre de Carcaças em Águas Claras libera mais vagas públicas para a população | Foto: Divulgação/SSP-DF

A coordenação da ação é feita pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e reúne, além das administrações regionais, representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), DF Legal e Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o administrador de Águas Claras, Mário Furtado, além das questões de segurança, a operação contribui com a saúde pública e com a qualidade de vida da região. “Outro fator primordial é a liberação das vagas públicas, fundamentais para uma cidade verticalizada de 120 mil habitantes”, ressalta.

Para facilitar o contato da população, foi criado um novo canal para encaminhamento de informações pela população: o dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br. É importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos, como explica o subsecretário de Políticas Públicas, Jasiel Fernandes. “Além das informações encaminhadas pelas administrações regionais, Consegs [Conselhos Comunitários de Segurança] e Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), disponibilizamos mais um canal de informações, que podem ser enviadas por qualquer cidadão”.

As informações também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do GDF, pelo site Participa DF ou pelo número 162, e nas próprias administrações regionais.

*Com informações da SSP-DF