05/05/2023 às 20:30

Imersão de teatro mobiliza jovens artistas do DF

Centro de Juventude de Ceilândia recebe o Projeto PÉS para intercâmbio de experiências

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Neste sábado (6), o Centro de Juventude de Ceilândia, espaço da Secretaria da Família e Juventude (SEFJ), será palco para encenação da obra Ludo, interpretada pelo grupo de teatro-dança Projeto PÉS. A apresentação conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e busca compartilhar experiências e aprendizado com os jovens artistas do Distrito Federal.

Dirigido pelo artista e educador Rafael Tursi, o Projeto PÉS desenvolve atividades de teatro-dança com e para pessoas com deficiência (PcDs), agregando os valores de acessibilidade e inclusão na arte. Para ele, o intercâmbio com a juventude local mostra que a cultura está ao alcance de todos. “É assim que acredito na potência da arte: quando ela vai realmente de encontro ao outro e, assim, criar espaços de apreciação e de diálogo. A troca com o público jovem faz parte ainda de uma ação de formação de plateia, de alfabetização artística. Um sopro de inspiração mesmo pra quem faz e pra quem assiste. Diria que é pedagógico, humano e necessário”, afirma.

Acompanhar de perto o trabalho de encenação e produção teatral desenvolvido em Ludo proporciona aos jovens artistas a interação direta com o improviso nos palcos, pois nem tudo o que foi acordado está em cena e nem tudo o que vai para a cena está acordado. O enredo se desenrola por meio de olhares curiosos, interpelações em diálogo e provocações jornalísticas sobre o tema da produção da arte com pessoas com deficiência.

O Projeto PÉS desenvolve atividades de teatro-dança com e para pessoas com deficiência, agregando os valores de acessibilidade e inclusão na arte | Foto: Jemima Tavares

[Olho texto=”“Este encontro será de extrema importância para o crescimento dos nossos alunos e para que possam expandir suas percepções sobre o fazer artístico, acessibilidade, inclusão e afeto”” assinatura=”Dill Diaz, diretor de teatro e instrutor da imersão” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além da obra, o momento contará com confraternização em bate-papos entre os artistas do Projeto PÉS e os presentes. Participam da imersão jovens das oficinas de teatro dos centros de juventude da Estrutural, Ceilândia e de Samambaia Norte, e também artistas do CeinCena, coletivo artístico que nasceu em Ceilândia para promover a arte local.

O intercâmbio é uma iniciativa do Projeto PÉS em parceria com a Iecap (Agência de Transformação Social). “Este encontro será de extrema importância para o crescimento dos nossos alunos e para que possam expandir suas percepções sobre o fazer artístico, acessibilidade, inclusão e afeto”, afirma o diretor de teatro e instrutor Dill Diaz.

“A ação potencializa nossa pesquisa para o novo espetáculo, que logo estreia nos palcos da cidade”, afirma. Os jovens estão nos preparativos finais para a peça Delirantes, que estará em cartaz de 14 a 16 de julho, no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia Norte.

Centro de Juventude

A Secretaria da Família e Juventude oferece gratuitamente aos jovens de 15 a 29 anos cursos e oficinas por meio dos Centros de Juventude. Localizados em Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia Sul/Norte, os espaços de convivência social se destinam à promoção da capacitação e formação profissional, cultural, esportiva e artística dos jovens, além de disponibilizar atendimento psicossocial.

Serviço
Imersão de teatro
Dia: 6/05 (sábado)
Horário: 9h
Local: Centro de Juventude de Ceilândia, em frente à estação de metrô Ceilândia Norte
Participantes: Projeto PÉS, alunos dos centros de juventude e artistas do CeinCena
Mais informações: Aline Lima (61) 98268-8480

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude