06/05/2023 às 11:41, atualizado em 06/05/2023 às 17:34

Escolas podem agendar participação no Circuito de Arte e Cidade

Com apoio do FAC, projeto promove passeios para crianças a partir de 3 anos, que aprendem sobre conceitos arquitetônicos e artísticos por meio de brincadeiras

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Uma experiência que une arte e educação, o Circuito Patrimonial Arte e Cidade ensina às crianças conceitos arquitetônicos e artísticos por meio de brincadeiras. Os pequenos são levados em um passeio que conta com interações lúdicas, noções cartográficas e interação com obras, passando pela superquadra modelo 308 Sul e o Espaço Cultural Renato Russo, que fica na 508 Sul.

Com novos agendamentos abertos para grupos, o projeto ocorrerá de 9 de maio a 4 de junho. Os alunos terão oportunidade de viver experiências na obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, criada pelo coletivo de artistas Entrevazios.

As vagas por agendamento são durante a semana e englobam escolas públicas e particulares, organizações não governamentais (ONGs), entre outras instituições. Aos fins de semana o circuito é aberto para o público, sem necessidade de agendamento, com visitas às 10h e às 15h. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por este link.

Crianças a partir de 3 anos são levadas em um passeio que conta com interações lúdicas, noções cartográficas e interação com obras, passando pela superquadra modelo 308 Sul | Fotos: Thaís Mallon

A previsão de atendimento é de mais 1.400 estudantes de escolas públicas. Na primeira etapa do projeto, realizada em abril, foram contemplados 1.432 alunos de 24 escolas de 13 regiões administrativas. O programa conta com um investimento de R$ 100 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

Retorno positivo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Luênia Guedes, os pais têm dado feedbacks positivos. Ela destaca que as visitas trazem uma maior possibilidade de pertencimento na cidade, criando vínculos, autorreconhecimento e noção de preservação dos espaços, além das atividades lúdicas desenvolverem áreas como criatividade, aspectos cognitivos e motores, absorvendo a história dos lugares.

“As experiências aguçam o olhar delas para a cidade. Vira um espaço menos hostil e mais acolhedor com essa interação espontânea das crianças. Elas e os pais conseguem ver o que não é visto”, ressalta Luênia.

Passo a passo do circuito

Os participantes são conduzidos pelos jardins de Burle Marx, descobrindo os blocos residenciais e as áreas de convivência e lazer. Em seguida, são instigados a experimentar jogos sonoros na praça dos cogumelos, apreciar as carpas do espelho d’água e a conhecer a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, que carrega os primeiros azulejos do artista Athos Bulcão instalados na capital.

No Espaço Cultural Renato Russo, está a obra ‘DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar’, com uma série de 20 blocos interativos que remetem a uma maquete da cidade

[Olho texto=”Aos fins de semana o circuito é aberto ao público, sem necessidade de agendamento, com visitas às 10h e às 15h” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Após o percurso pela quadra, os estudantes visitam o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, referência na formação de uma identidade artística e cultural do Distrito Federal. Neste espaço, as turmas podem entrar em contato com a obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, que consiste em uma série de 20 blocos interativos que remetem a uma maquete da cidade e recria as escalas do conjunto urbanístico de Brasília.

O ponto de encontro é o Espaço Renato Russo e crianças a partir de 3 anos já podem participar.

Acessibilidade

A iniciativa oferece transporte para escolas que não dispõem de recursos. A experiência conta com audiodescrição da obra completa, tradução e interpretação em Libras para uma visita guiada mediante agendamento. O local é preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida, além de piso tátil para pessoas cegas ou com baixa visão.

Programação completa

Circuito Patrimonial Arte e Cidade
Horário do trajeto externo: Início às 10h ou às 15h

Reprodução

? Ponto de encontro: Galeria Rubem Valentim, Espaço Cultural Renato Russo
? 1ª parada: Árvores da quadra (Pau Ferro e Barriguda – entre a EP e blocos residenciais da 308 Sul)
? 2ª parada: Igrejinha
? 3ª parada: Cobra de concreto
? 4ª parada: Praça dos Cogumelos
? 5ª parada: Lago das Carpas
? Encontro com a obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar antes ou depois do trajeto.
*O percurso pode mudar de acordo com a faixa etária do grupo ou as condições climáticas.

?Serviço

Agendamento para o Circuito Patrimonial Arte e Cidade
? Link para inscrição (até esgotarem as vagas): Conecta Mediato

Visitas mediadas ao Circuito Patrimonial Arte e Cidade
? Data: 9 de maio a 4 de junho
? Terça a domingo: das 10h às 20h
? Sábado e domingo: às 10h e às 15h – as visitas saem com público espontâneo, em grupos de até 20 pessoas e não há necessidade de agendamento
? Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
? Entrada: franca
? Informações: @?mediato.artConecta Mediato
? Agendamento: Conecta Mediato.