07/05/2023 às 10:32, atualizado em 07/05/2023 às 10:50

Torneio de salto a cavalo será atração no Riacho Fundo

Alunos que treinam gratuitamente em projeto social da corporação serão testados no próximo dia 20, em evento aberto à comunidade

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Um campeonato de saltos promovido pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PMDF, no dia 20 deste mês, vai movimentar o espaço destinado à cavalaria da corporação, no Riacho Fundo. Os competidores serão os próprios alunos do batalhão, que treinam gratuitamente nas instalações da Polícia Militar. O evento será aberto ao público, que poderá acompanhar e conhecer um pouco mais desse projeto social.

Atualmente, 252 alunos a partir dos 8 anos de idade fazem equitação nas pistas do RPMon, uma oportunidade aos brasilienses de aprender a montar e, caso queiram, dar os primeiros passos nos encantos do hipismo. O interessado pode procurar pessoalmente o Regimento e se inscrever numa lista de espera. Uma pequena parcela das vagas é destinada a dependentes de policiais, mas a maioria é para a comunidade.

Atualmente, 252 alunos a partir dos 8 anos de idade fazem equitação nas pistas do RPMon | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Acreditamos que essa prática contribui para que eles (alunos) possam ter uma vida mais disciplinada. A gente tenta de alguma forma ‘quebrar’ os medos, como é o medo de montar no cavalo”, observa o sargento e instrutor Wellington Braga. “Queremos torná-los mais confiantes não só para os saltos do hipismo, mas também para os saltos da vida”, frisa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Cada cavaleiro ou amazona passa por um período de dois anos de treinos no espaço da PMDF e, depois, cede a vaga para um iniciante. Lá, estão meninas como a estudante Karla Lima, 16, moradora do Gama. Depois de suados treinos, hoje ela integra a turma avançada e vai saltar na categoria que oferece obstáculos de até 80 cm.

A motivação é grande. “É algo muito bonito, gosto muito mesmo de saltar. Sempre tive um desejo de quem sabe viajar e competir no hipismo”, diz a jovem. “Acho legal essa sintonia que a gente cria com o cavalo”, acrescenta ela, que será colocada à prova em seu segundo torneio. “Dá um friozinho na barriga, mas vou conseguir ir bem”, afirma, rindo.

Carlos Silva se apaixonou pelo hipismo e vai participar do torneio deste ano

Já Carlos Silva, 16 anos, morador do P Norte, em Ceilândia, aprendeu no campo a se interessar pela montaria. “Comecei a andar a cavalo na roça, pois meu avô tem uma chácara no Café Sem Troco. Um policial insistiu para que eu fizesse as aulas e acabei me apaixonando mais”, conta o rapaz, que é colega de turma de Karla. Os vencedores de cada categoria receberão medalhas.

Segundo o coordenador de projetos sociais da Polícia Montada, capitão Rafael Monção, a escola de equitação conta com aprendizes de diversas regiões administrativas (RAs). O torneio – o segundo deste ano – serve ainda como um fator motivador para quem quiser prestigiar e já colocar o nome entre os interessados.

[Olho texto=”“Queremos torná-los mais confiantes não só para os saltos do hipismo, mas também para os saltos da vida”” assinatura=”Wellington Braga, sargento e instrutor” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os competidores participam dessa prova hípica dentro dos moldes da federação. Os alunos saltam, confraternizam e o principal objetivo é um congraçamento entre a PM e a comunidade. Que eles possam vir nos conhecer”, convida Monção. O campeonato contará com uma estrutura de food-trucks e será animado por boa música, após o encerramento dos saltos.

2ª Etapa do Torneio de Salto da Escola de Equitação da PMDF
Local: Regimento de Polícia Montada – Rodovia BR-060, AE 1, Riacho Fundo
Data: 20 de maio (sábado)
Horário: A partir das 14h
Entrada franca.

Torneio de salto a cavalo será atração no Riacho Fundo