10/05/2023 às 10:30, atualizado em 10/05/2023 às 11:22

Policiais militares se destacam em torneios esportivos

Atletas da PMDF que participam de competições estaduais e nacionais se preparam para os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, no Canadá

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Além de combaterem a criminalidade, vários agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) são atletas de alto desempenho e participam de diferentes competições. A equipe de natação da PMDF disputou a 15ª Copa Comodoro no Iate Clube de Brasília, na semana passada, com outros 150 atletas. Juntos, os policiais conquistaram mais de dez medalhas nas provas.  

Disputas diversas, como as da equitação, registram boas colocações de policiais participantes | Foto: Divulgação/PMDF

Além dessas disputas locais e das realizadas em outros estados, há eventos internacionais dos quais os policiais militares participam. É o caso do segundo sargento Wagner Pires, 40. Campeão nas categorias 50 m costas e 50 m borboleta na Copa Comodoro, ele está se preparando agora para os Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games – WPFG), entre 28 de julho e 6 de agosto, em Winnipeg, no Canadá.

“As provas fazem parte do preparo para as disputas, para ajustarmos os erros e verificar os acertos”, conta ele, que está há 12 anos na corporação. “Além de cumprir as nossas cargas diárias, temos a dedicação ao esporte e a tudo que implica a participação nas competições, como dormir mais cedo, ajustes na alimentação, acompanhamento profissional, local para treinamento. Temos o reconhecimento da corporação, que vem se dedicando a apoiar os atletas.”

[Olho texto=”“As competições servem como um treinamento para os cavalos e para os cavaleiros. Ambos acabam ganhando mais expertise para lidar com as condições adversas do patrulhamento nas ruas” ” assinatura=”Capitão Geraldo Neiva, campeão brasiliense do Enduro Equestre 2022″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Da Copa Comodoro, também participaram o tenente-coronel José Afonso Zerbini Jr. (vice-campeão nos 100 m medley e terceiro lugar na categoria 50 m livre), aspirante Caio Cesar (campeão dos 50 m costas e terceiro lugar nos 100 m medley), soldado Jonas Santana (vice-campeão nos 50m costas e 50m livre), segundo sargento Renato Alves e cabo Lúcio Sousa.

Os Jogos Mundiais ocorrem bienalmente, reunindo cerca de 8,5 mil atletas representando as corporações de mais de 50 países, disputando mais de 60 modalidades. Estados Unidos, Austrália, China, Irlanda do Norte, Espanha e Suécia estão entre os países onde essa competição já foi realizada. Neste ano, mais de 100 atletas da PMDF estão selecionados para a disputa.

Destaque no hipismo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Policiais militares também têm se destacado em competições de hipismo, como a segunda etapa da Copa Brasília de Enduro Equestre, que, organizada pela Federação Hípica de Brasília, contou com a participação de sete atletas da corporação. Competindo na categoria regularidade 20 km, eles ficaram todos entre os 15 primeiros colocados, ranking no qual o primeiro tenente Serra e o primeiro sargento Fabiano obtiveram o terceiro e o quarto lugares, respectivamente.

Campeão brasiliense do Enduro Equestre 2022, o capitão Geraldo Neiva acredita que a participação de policiais da PMDF nos eventos esportivos aproxima a corporação da comunidade. Nessa competição, da qual participam mais de 41 atletas de 61 países, velocidade e resistência contam pontos.

“As competições servem como um treinamento para os cavalos e para os cavaleiros”, pontua. “Ambos acabam ganhando mais expertise para lidar com as condições adversas do patrulhamento nas ruas. Além disso, competir acaba nos aproximando mais da população durante as disputas.”

Policiais militares se destacam em torneios esportivos