12/05/2023 às 10:12

Vencimento do IPTU 2023 começa na segunda, com 10% de desconto à vista

Estimativa é que 986.176 contribuintes paguem  o imposto, que pode ser parcelado em seis vezes

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A partir de segunda-feira (15) a parcela única ou primeira parcela do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) começa a vencer.  O contribuinte sem débitos vencidos relativos ao imóvel, se optar pelo pagamento da parcela única, contará com desconto de 10%. A primeira parcela vence até sexta-feira (19), de acordo com o final da inscrição.

Quem não pagar o IPTU poderá ter CPF ou CNPJ registrado em cadastro devedor | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A estimativa é de que 986.176 contribuintes paguem o IPTU e 946.290 a TLP, que pode ser parcelado em seis parcelas de valores iguais e sucessivos. Em levantamento feito pela Subsecretaria da Receita do DF, no ano passado o valor arrecadado com o IPTU/TLP foi de R$ 1.094.898.213,23. E um total de 22,87% de contribuintes, com imóvel próprio no DF, deixaram de cumprir as obrigações com o fisco, o que implica no CPF ou CNPJ registrado em cadastro devedor.

Para saber da situação fiscal o contribuinte pode consultar a dívida ativa no portal Receita do DF, onde também pode emitir o documento de arrecadação para a quitação dos débitos vencidos. No atendimento virtual da Receita do DF, é possível solicitar o parcelamento do IPTU/TLP dos anos anteriores ao exercício vigente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quem não recebeu o boleto para pagamento do IPTU 2023 deve acessar o portal de Serviços da Receita do DF para emitir o documento de arrecadação DAR IPTU/TLP. A outra opção é utilizar o aplicativo Economia DF e clicar na opção Imóveis, na tela principal do aplicativo.

Contribuintes que não dispõem de acesso aos meios eletrônicos para emissão do boleto poderão agendar atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências de atendimento da Receita do DF, pelo número 156, opção 3, em ligação feita a partir de um número fixo. Abaixo mais informações sobre os canais de atendimento.

Agências de atendimento da Receita

? Para agendamento ao atendimento virtual, o contribuinte poderá clicar neste link
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30

? Telefone 156 – opção 3, segunda a  sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h

? 0800 644 0156 (ligação de outros estados)

Endereço das agências

? Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D Loja 1

? Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates

? Gama:  Quadra 1, Área Especial – Setor Central

? Planaltina: SHD, Bloco C

? SIA: SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb) – EPTG

? Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont

? Postos Na Hora;

*Com informações da Secretaria de Fazenda (Sefaz)