13/05/2023 às 13:28

Trânsito é liberado em toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga

Governador Ibaneis Rocha inaugurou, neste sábado (13) o trecho que faltava para a via ser totalmente aberta

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Carros e motos já podem transitar por toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga. Uma cerimônia comandada pelo governador Ibaneis Rocha marcou a abertura total da via, na manhã deste sábado (13). Com 870 m de extensão, a pista liga as avenidas Samdu e Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade.

[Olho texto=”“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Construída às margens do boulevard do Túnel de Taguatinga, a marginal sul foi liberada em duas etapas. O trecho de 520 m que vai da Avenida Comercial até a EPTG ficou pronto em outubro do ano passado. Agora, foram abertos os outros 350 m da via, percurso que se inicia nas proximidades da Samdu e vai até a Avenida Comercial. A inauguração permitirá que a pista seja usada por completo, do começo ao fim.

“Tudo o que é concluído, a gente faz questão de entregar imediatamente, para facilitar a vida tanto dos comerciantes quanto das pessoas que transitam pela região. Porque sabemos do transtorno causado ao longo desses mais de dois anos de obra”, comentou Ibaneis Rocha. “Com a abertura, somente os ônibus vão continuar usando um desvio”.

Com a liberação do trecho pelo governador Ibaneis Rocha neste sábado, carros e motos já podem transitar por toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

A liberação total da via para o tráfego de coletivos será feita após a construção de calçadas e paradas no trecho recém-inaugurado. Enquanto não ficam prontas, eles seguirão transitando pela Avenida das Palmeiras. Os ônibus só podem acessar a marginal sul a partir da Avenida Comercial, trecho que já tem uma baia de 67 m equipada com dois abrigos.

O gerente de uma ótica Wellyson Israel acredita que “a situação vai melhorar muito para os lojistas” que trabalham na região

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a construção das paradas de ônibus começa já na próxima segunda-feira (15). “Também faremos estacionamento ao longo de todo o comércio”, frisou. “E assim começamos a devolver a normalidade para a cidade. Taguatinga vai voltando à sua rotina, mas repaginada, bem mais bonita e com mais estrutura para a sociedade”.

Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, a abertura total da marginal sul trará mais fluidez para o trânsito. “O uso da Avenida das Palmeiras criava um certo tumulto, em especial para os moradores da área. Agora o tráfego já começará a melhorar”, afirmou. Renato ressaltou, ainda, que a liberação da via trará benefícios ao comércio local. “Nossos lojistas poderão receber os seus clientes com maior facilidade”, garantiu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

É nisso que Wellyson Israel acredita. Gerente de uma ótica, ele vê a marginal sul passar bem em frente à sua loja. E está ansioso para a construção dos estacionamentos no local. “O comércio todo acabou sofrendo com as obras, natural. Mas agora, com a abertura da pista, acreditamos que vamos recuperar o movimento”, avaliou. “A situação vai melhorar muito para os lojistas”.

Trânsito é liberado em toda a marginal sul do Túnel de Taguatinga