14/05/2023 às 11:48, atualizado em 14/05/2023 às 12:15

Ganhou flores? Veja dicas para cuidar do seu presente

Saiba como preservar o mimo mais procurado nesta data comemorativa e fique por dentro de oficinas sobre o tema

Por Jak Spies, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Não é novidade que o Dia das Mães movimenta o mercado das flores. Muitas produções aumentam e os pedidos são os mais variados, desde as tradicionais rosas vermelhas até as orquídeas, que são as mais procuradas. Mas, e depois de ganhar o presente, como cuidar?

Além da personalidade de quem vai recebê-las, quem pretende presentear com flores precisa levar em consideração onde a pessoa mora, pois há espécies que gostam de umidade, sombra e raios solares. Confira as dicas que separamos para fazer esse presente durar, além de ficar por dentro de oficinas de cuidados básicos e jardinagem, proporcionadas pela Emater e com enfoque no Dia das Mães. Aproveite!

Orquídeas são boas opções para lugares que não pegam diretamente a luz do sol | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Sol ou sombra?

Entre as várias opções de flores, há as que preferem um ambiente com maior incidência de raios solares e outras que se desenvolvem melhor na luz indireta. Mas atenção: nenhuma se desenvolve no escuro, todas precisam de sol.

As que precisam de mais luz são ideais para o cultivo em jardins e quintais, onde há bastante iluminação solar. A maioria exige uma frequência menor de rega. Entre as plantas solares mais conhecidas estão as camélias, hortênsias, peônias, suculentas e, claro, os girassóis.

Já as plantas de sombra são aquelas mais indicadas para ter dentro de casa, pois a luminosidade indireta é o bastante para a fotossíntese. São boas escolhas para quem mora em apartamento ou lugares que não pegam a luz solar direta. As espécies mais comuns para presente são lírios, begônias, bambus da sorte e, principalmente, orquídeas.

Passo a passo e mão na terra

Os três principais pontos para o cuidado com seu presente são plantio, rega e adubação.

É importante observar o tipo de vaso em que a planta está. Para orquídeas, recipientes de cerâmica ou barro são mais indicados, pois evitam o acúmulo de água. No geral, para a planta se desenvolver, é sempre bom ter um vaso com espaço bem-drenado para não acumular água e matar a pobre flor afogada. E lembre-se: com o tempo, surge a necessidade de replantar em um novo vaso.

Arte: Agência Brasília

A rega é a parte mais sensível e a maior causa de perda das flores que são presenteadas. É importante atentar para a frequência com que você vai molhar a sua plantinha. Geralmente as plantas solares mais resistentes, como as suculentas, não exigem muita água, podendo ser regadas uma vez por semana.

A adubação é tão importante como os outros pontos. Muitas pessoas se esquecem dessa parte, mas é onde a flor vai crescer e absorver mais nutrientes para resistir até às mãos mais sem prática. As plantas envasadas, inclusive, foram condicionadas a receber esses nutrientes no ciclo de crescimento, então é importante que a adubação nutricional siga as orientações contidas na embalagem dos produtos – ou você pode perguntar para quem vendeu a flor. O excesso de fertilizantes é prejudicial às plantas, então fique de olho na dosagem.

Passeios e oficinas

A Emater ajuda a dar um norte para os criadores inexperientes. Criado em 2014, o Circuito Turístico da Rajadinha conta com uma programação especial com oficinas de manutenção e cuidados a serem dedicados às flores.

Arte: Emater-DF

A engenheira agrônoma Gesinilde Radel Santos, da Emater, cita os passeios anuais nas colônias agrícolas de Planaltina. São seis propriedades abertas para visitação, com atividades voltadas para a jardinagem.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A instituição promove oficinas de três a quatro vezes ao ano com temas variados, como cuidados básicos com orquídeas, suculentas e montagens de jardim, entre outros. Algumas das visitações são gratuitas; outras, pagas.

“O ponto principal é fazer o público urbano entender os processos produtivos e valorizar o trabalho do agricultor cada vez mais”, explica Gesinilde.

A engenheira afirma que os passeios do mês de maio são pensados para as mães, com opções de tratamento estético e momento SPA. “É um convite especial para ir além das flores e do convite para almoçar, proporcionando uma experiência e um contato com a área rural na colônia”, ressalta.

O evento será realizado nos dia 13 e 14, das 9h às 17h. As propriedades estão localizadas no Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina, e ficam próximas umas das outras. Confira a programação.

Flores produzidas no DF garantem beleza e mais durabilidade