16/05/2023 às 09:15, atualizado em 16/05/2023 às 10:21

Reforma na Barragem de Santa Maria conta com R$ 8,9 milhões  

Com execução da Caesb, obras vão melhorar a segurança operacional do local 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Barragem de Santa Maria, responsável pelo abastecimento de água de 11% do Distrito Federal em 2022, está sendo reformada. Os investimentos são de aproximadamente R$ 8,9 milhões.  

Serviços vão melhorar a estabilidade da barragem e a segurança operacional das estruturas | Foto: Divulgação/Caesb

As obras, de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), vão corrigir as degradações causadas ao longo do tempo, melhorando a estabilidade da barragem e a segurança operacional das estruturas, além de aumentar a vida útil do sistema.  

O sistema Santa Maria/Torto/Bananal possui as captações situadas dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná e Paranaíba, sendo responsável pelo abastecimento das regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Noroeste, SIA/SCIA, Guará I e II e Lago Sul, com transferência e complemento para Jardim Botânico e São Sebastião. 

Segurança

A captação da Barragem Santa Maria é constituída por um reservatório, uma barragem de terra, uma tomada d’água e um vertedouro com canal de descarga e bacia de dissipação.  

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os serviços a serem executados, estão a recuperação das estradas de acesso da barragem com a recomposição asfáltica da pista sobre a crista da barragem, a instalação de grades, válvulas e injeção de poliuretano na galeria do conduto adutor, limpeza, sondagem geofísica e recuperação estrutural do vertedouro, recuperação do enrocamento da bacia de dissipação, recomposição do enrocamento de proteção do talude (terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo), instalação de escadas no talude e replantio de grama no talude. 

“Essa reforma do sistema de captação Santa Maria é muito importante para garantir a segurança da barragem e, consequentemente, da população do DF”, resume o gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi. 

*Com informações da Caesb