17/05/2023 às 17:51, atualizado em 17/05/2023 às 18:06

Del Lago, no Itapoã, recebe luminárias LED

A obra de eficiência energética, que recebeu investimentos de R$ 210.320,83 de recursos da Contribuição de Iluminação Pública, faz parte do programa “Luz que Protege”

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O programa de eficiência energética Luz que Protege, da Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes), chegou em mais uma área habitacional importante da região norte do Distrito Federal: o Del Lago, no Itapoã. As obras incluem a substituição de 360 lâmpadas convencionais por luminárias LED, que além de oferecerem uma iluminação muito mais eficiente, ainda consomem quase 50% menos do que os modelos de vapor de sódio.

[Olho texto=”“Com a ampliação do parque de iluminação pública na DF-250 e esta obra para aumentar a eficiência do sistema no Condomínio Del Lago, a circulação dos motoristas e pedestres durante o período noturno vai ser muito mais segura”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB Ipes” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As vantagens do uso de LED na iluminação pública não param no aspecto econômico: a tecnologia agrega na política ambiental, visto que dispensa o uso de metais pesados na sua composição, além de ter vida útil prolongada, o que diminui sensivelmente o volume de luminárias descartadas a cada ano.

O presidente da CEB, Edison Garcia, comentou sobre as obras realizadas no Itapoã. “É uma região que vem recebendo muitos investimentos em infraestrutura, sempre em busca de melhorar a qualidade de vida da população que ali reside. Com a ampliação do parque de iluminação pública na DF-250 e esta obra para aumentar a eficiência do sistema no Condomínio Del Lago, a circulação dos motoristas e pedestres durante o período noturno vai ser muito mais segura”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“As substituições de lâmpadas comuns por LED permitem reduzir o consumo de energia em mais de 50%, gerando economia de recursos públicos. Para os moradores do Del Lago, a iniciativa traz ganhos em segurança, pois uma rua iluminada oferece mais proteção para quem anda por ela, além da própria utilização dos espaços públicos, muitas vezes subutilizados à noite. Agora vamos ver crianças brincando até mais tarde, vizinhos conversando e avenidas comerciais bem iluminadas”, afirma o administrador do Itapoã, Raimundo Paz.

Para a obra de eficiência energética no Del Lago, foram investidos R$ 210.320,83, com recursos da Contribuição de Iluminação Pública, via Secretaria de Obras do Distrito Federal.

*Com informações da CEB Ipes

Del Lago, no Itapoã, recebe luminárias LED