17/05/2023 às 16:02, atualizado em 17/05/2023 às 17:23

Obras de reconstrução asfáltica no Pistão Sul começam nesta quinta (18)

Primeiro trecho que receberá as obras será entre a linha do metrô e o centro de Taguatinga, no sentido EPNB-Taguatinga

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Depois de quase 20 anos sem intervenção efetiva, o Pistão Sul vai ganhar, a partir desta quinta-feira (18), obras de reconstrução asfáltica no Pistão Sul. O GDF vai investir R$ 43 milhões na troca de pavimento. A obra contemplará um novo asfalto nos dois sentidos da pista, bem como nas marginais e vias expressas. A obra começará no trecho entre a linha do metrô e o centro de Taguatinga, no sentido EPNB – Taguatinga.

Cerca de 20 mil toneladas de massa asfáltica serão utilizadas para a troca de pavimento por 10,4 km da Estrada Parque Contorno (DF-001), rodovia onde está o Pistão Sul, desde a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) até a Estrada Parque Taguatinga (DF-085). A reconstrução asfáltica vai gerar 35 empregos diretos e 100 indiretos.

A obra começará pelo trecho sinalizado em azul | Imagem: DER/Divulgação

As obras serão realizadas em etapas, sendo executados trechos de 400 metros por vez. Neste primeiro momento, os motoristas não serão impactados por interdições ou desvios.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Primeiro, nós vamos retirar todo o asfalto velho para depois iniciar o processo para colocar um novo. Os trabalhos serão por faixas de rolamento, então, das três faixas existentes paralelamente ao canteiro central, iremos atuar em uma e as outras duas ficarão para tráfego de veículos”, explicou o engenheiro da superintendência de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Mozer Teixeira.

O novo asfalto é mais resistente e a expectativa é que tenha vida útil de aproximadamente 10 anos. “A reconstrução do Pistão Sul visa proporcionar segurança viária, conforto aos motoristas e maior fluidez no trânsito”, enumera o engenheiro.