17/05/2023 às 17:32

Termina na sexta (19) prazo para compor Conselho de Assistência Social

Os eleitores e candidatos devem imprimir e preencher o formulário de inscrição, reunir documentação necessária e encaminhar via e-mail para o CAS

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Termina na sexta-feira (19) o prazo para habilitação dos eleitores e candidatos para representação da sociedade civil no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF). Poderão habilitar-se ao processo eleitoral, na condição de eleitores ou candidatos, os representantes ou organizações de usuários, entidades e organizações dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com atuação no Distrito Federal.

Os eleitores e candidatos devem imprimir e preencher o formulário de inscrição. Depois disso, juntar a documentação necessária descrita e encaminhá-los via e-mail para o CAS. Acesse neste link  mais informações sobre o processo eleitoral do conselho.

[Olho texto=”“O Conselho de Assistência Social do DF está trabalhando para realização da 15ª Conferência Distrital. Para que ela seja representativa e alcance os objetivos do Suas, as ações de preparação são fundamentais”” assinatura=”Coracy Chavante, presidente do CAS-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A eleição está marcada para o dia 6 de julho. Esse pleito é destinado para representantes da sociedade civil: trabalhadores (quatro vagas para suplentes) e usuários (uma vaga para titular e quatro para suplentes) do Suas.

Os membros titulares e respectivos suplentes do segmento da sociedade civil do CAS-DF têm mandato de um ano, a contar da data da posse, permitida uma única recondução. A função de conselheiro do CAS-DF é atividade não remunerada e considerada de interesse público relevante.

“Visando fortalecer o controle social, o CAS-DF abre o processo eleitoral para recompor a representação da sociedade civil. Estamos com nove vagas em aberto e a necessidade da recomposição é urgente. As deliberações do Conselho de Assistência Social do DF fortalecem o Suas no DF”, destaca a vice-presidente do CAS-DF, Neidiana Adriana Jerônimo da Cunha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Todas as informações acerca da eleição estão no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na Resolução nº 11, de 19 de abril, na qual também consta o regulamento eleitoral. O texto estabelece o processo eleitoral de recomposição do conselho com a representação de membros da sociedade civil para a gestão 2023/2024.

“Esse é um ano muito importante para a política de assistência social. O Conselho de Assistência Social do DF está trabalhando para realização da 15ª Conferência Distrital. Para que ela seja representativa e alcance os objetivos do Suas, as ações de preparação são fundamentais. Uma delas é o processo eleitoral da representação da sociedade civil do CAS”, destaca o presidente do CAS-DF, Coracy Chavante.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes)